menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Betise Assumpção relembra carreira como assessora de Senna: ‘Foi difícil’

Jornalista brasileira revelou detalhes em entrevista exclusiva ao Lance!

ba04ed20-e0ab-4fea-ba25-8eca85fa8aa8_WhatsApp-Image-2025-01-08-at-15.07.29-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
b81b4cb8-45a7-4972-80fe-9025fdbbb9a7_20250131_170213-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porLucas Borges,
Dia 29/04/2025
16:08
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em tempos em que mulheres ainda lutam por mais espaço no automobilismo, Betise Assumpção segue sendo referência. A jornalista brasileira, que foi assessora de Ayrton Senna durante parte da carreira do tricampeão mundial, relembrou em entrevista exclusiva ao Lance! os desafios e conquistas de uma trajetória marcada por pioneirismo e resistência dentro da Fórmula 1.

continua após a publicidade

— Tinham poucas mulheres, e eu era a única assessora de piloto. Nenhum piloto tinha assessor. Os outros trabalhavam como assessor de imprensa da equipe. O Ayrton queria alguém porque mandava as coisas para o Brasil. Eu enviava matéria todo dia para uns 350 jornais, rádios no Brasil inteiro — contou Betise.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A comunicadora revelou também, durante o bate-papo, que enfrentou obstáculos significativos para exercer sua função, sobretudo no ambiente masculino e competitivo da F1.

continua após a publicidade

— Foi muito difícil porque, como assessora do Ayrton, eu não tinha direito a uma credencial para entrar na sala de imprensa. Como eu era jornalista e fazia as colunas da “Quatro Rodas”, consegui uma credencial. Mas tudo isso na briga, porque a Fórmula 1 é aquele bando de homem brigando por poder. Até hoje é assim, mas pior — desabafou a jornalista.

'O Bernie não gostava, não me dava credencial', disse Betise Assumpção

Betise Assumpção e Ayrton Senna na Austrália em 1993 (Foto: Reprodução/ Blog Betise Assumpção)

➡️ Icônico capacete de Ayrton Senna é vendido por valor recorde em leilão

Um dos principais entraves, segundo ela, era o então chefão da categoria, Bernie Ecclestone. O empresário foi um dos nomes mais polêmicos da história do automobilismo, e esteve à frente da companhia entre 1978 e 2017.

continua após a publicidade

— O Bernie não gostava, não me dava credencial. Quando descobriu que eu tinha pela Quatro Rodas, pediu todas as coisas. A gente provou todas as matérias. Quando as matérias não saíam com o meu nome, davam a desculpa para não me dar a credencial. Todo ano era uma guerra porque eles brincam de quem tem mais poder. Mulher no mundo de homem não é fácil, mas nunca levei desaforo para casa. — disse Betise Assumpção.

Lance! no Grid

A entrevista faz parte da série especial “Lance! no Grid”, em comemoração aos 75 anos da Fórmula 1, e resgata histórias de figuras fundamentais do automobilismo. No caso de Betise, mais do que assessora de um ídolo, uma voz firme que ajudou a abrir caminho para outras mulheres em um dos esportes mais masculinos do mundo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias