Bicampeão olímpico Teddy Riner realizará intercâmbio técnico com a Seleção Brasileira de Judô
Francês fará um treino intensivo no CT do Comitê Olímpico Brasileiro
- Matéria
- Mais Notícias
Considerado o melhor judoca do mundo, o francês Teddy Riner voltou das férias após as Olimpíadas de Tóquio e escolheu o Brasil para fazer sua preparação. O tricampeão olímpico e decacampeão mundial desembarcará na próxima quinta-feira, 17, no Rio de Janeiro, para treinar com a Seleção Brasileira de Judô.
Serão 10 dias de camping no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro, com a realização de atividades que servirão como um intercâmbio técnico para os brasileiros. Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, comentou sobre a vinda do judoca multicampeão.
- É uma honra para o COB receber em sua casa um atleta da dimensão do Teddy Riner, o que só mostra a excelência das nossas instalações. Acompanhei praticamente toda sua carreira, tendo assistido pessoalmente diversas conquistas. Para nós, será um privilégio tê-lo treinando com os judocas brasileiros.
Ney Wilson Pereira, gerente de Alto Rendimento da CBJ, explicou como surgiu a oportunidade, além de exaltar a chance de trocar conhecimento com um dos grandes nomes do esporte.
- A equipe do Teddy Riner nos procurou há algumas semanas dizendo que ele queria vir treinar no Brasil. Nos encontramos no Grand Slam de Paris, onde fechamos toda a logística do treinamento. Foi um pedido do Teddy vir treinar no Brasil para se preparar para as competições do Circuito Internacional. Isso nos deixa bastante lisonjeados, pois mostra o quanto a escola do judô brasileiro é respeitada e reconhecida pelos maiores atletas do mundo - disse Ney Wilson Pereira.
Para reforçar os treinos, a CBJ convocou atletas do peso meio-pesado. Um deles é Rafael Silva, o "Baby". O brasileiro já subiu no pódio olímpico por duas vezes com Riner e o enfrentou nas últimas Olimpíadas, em Tóquio.
- Ter um atleta como o Riner em um camp é um grande privilégio. Acho que os pesos pesados do Brasil vão aproveitar bastante. No meu caso, é sempre válido juntar os pesos pesados para treinar, pois é difícil ter muitos da minha categoria treinando junto. Aqui temos uma grande variedade técnica e de estilos de luta . Somará muito ao treino dele também. Lá fora não tem muitos "radouris" nos treinos, então aqui o treino será bem intensivo - comentou Rafael Silva.
A relação do judoca com o Brasil é especial. Foi no país que o francês conquistou o seu primeiro título mundial, em 2007, no Rio, onde também foi hexacampeão em 2013. Em 2016, na mesma cidade, venceu seu bicampeonato olímpico. A última vez que Teddy Riner esteve em solo brasileiro foi há três anos, no Grand Slam de Brasília, onde ganhou a medalha de ouro.
Riner soma três ouros olímpicos, sendo dois individuais e um por equipes, em Tóquio. Além disso, têm mais duas medalhas de bronze em Olimpíadas. Em mundiais, soma oito títulos individuais no peso-pesado (mais de 100kg) e dois na categoria "Absoluto", que envolve todos os pesos.
Seleção Feminina da França também fará treinos no Brasil
Em março, a Seleção Feminina de Judô da França também virá ao Brasil para se preparar para o Campeonato Europeu. Os treinos serão junto com a Seleção Brasileira Feminina, em Pindamonhangaba, entre os dias 8 e 18. Atualmente, das sete categorias femininas, quatro são lideradas por francesas no Ranking Mundial: Amandine Buchard (52kg), Madeleine Malonga (78kg), Romane Dicko (+78kg) e Clarisse Agbegnenou (63kg).
Agbegnenou não virá ao Brasil, pois deu uma pausa em sua carreira após anunciar sua gravidez.
Confira abaixo a convocação da Seleção Brasileira para o Treinamento Especial de Pesos Pesados:
Daniel Bolezina Silva - P.A.A. do Judô - Blumenau FCJ
Gabriel Arévalo - E.C. Pinheiros- FPJUDO
João Marcos Cesarino - Instituto Reação - FJERJ
Juscelino Nascimento Jr - Minas T.C. - FMJ
Rafael Buzacarini - E.C. Pinheiros - FPJUDO
Rafael Silva- E.C. Pinheiros - FPJUDO
Ruan Isquierdo - C.R. Flamengo - FJERJ
Yuri Santos - UMBRA – Vasco da Gama - FJERJ
Relacionadas
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias