menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasil é campeão por equipes no Pan-Americano de Judô; veja os resultados

Além do Brasil, as seleções de Cuba, Chile, México e Peru também lutaram

brasil-judo-pan-americano-aspect-ratio-512-320
imagem camera(Foto: Beatriz Riscado/CBJ)
2871e1e8-5c72-4769-8b85-dc073b68c6f6_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-09.56.38-aspect-ratio-1024-1024
Isabella Zuppo
São Paulo
Dia 27/04/2025
16:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Brasil superou as expectativas no Pan-Americano de Judô e conquistou o título por equipes neste domingo (27), no último dia de competições em Santiago, no Chile. Além disso, a delegação também conquistou outras 16 medalhas individuais. Confira os resultados do último dia:

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Brasil conseguiu superar os chilenos e enfrentou a seleção de Cuba na disputa final, onde venceu os três primeiros confrontos, sem precisar levar a série até a quinta luta.

Rafael Buzacarini (+100kg) foi o primeiro a lutar e rapidamente aplicou um ippon contra o cubano Loynaz, marcando um ponto para o Brasil. Em seguida, foi a vez do sulista Daniel Cargnin vencer Herrera, na categoria -73kg, e abrir dois a zero. Shirlen Nascimento (BRA) fez a terceira luta e bateu Lian Benavides. Para finalizar, Rafaela Silva, medalhista olímpica em 2016, venceu Carvajal Ramos com facilidade e confirmou a medalha de ouro para o Brasil.

continua após a publicidade

O Pan-Americano vale 800 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô, que serve como parâmetro de posicionamento dos atletas nas chaves das principais competições no circuito mundial.

seleção brasileira judo
Brasil é campeão por equipes no Pan-Americano de Judô (Foto: Beatriz Riscado/CBJ)

Treinadora revela futuro e segredo de motivação de Rafaela Silva

O Lance! conversou com Rosicleia Campos, ícone do judô e treinadora de Rafaela, sobre expectativas para a competição, mudança de categoria e planejamento para o próximo ciclo olímpico.

continua após a publicidade

- No caso da Rafaela, é uma competição muito difícil, a gente tá falando da 5ª do ranking. A Rafa hoje tá lá embaixo no ranking por ter mudado de categoria agora. Hoje a Rafa é 83 no ranking, então tem muita gente forte na categoria dela, o campeonato da Rafa no Pan-Americano é praticamente um Mundial - explicou Rosicleia.

Motivação e garra são símbolos do estilo de Rafaela Silva, que costuma ser muito intensa e vibrante no tatame. Rosicleia Campos revelou o segredo utilizado nos treinamentos do Flamengo para manter a energia e competitividade de Rafaela Silva em alto nível.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias