Brasileiras fazem boa estreia no ISA World Surfing Games
Suelen e Jacqueline Silva garantem vaga na segunda fase da primeira competição de surfe com a chancela do Comitê Olímpico Internacional
- Matéria
- Mais Notícias
O Brasil começou bem no World Surging Games - torneio organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês) - a primeira competição oficial de surfe chancelada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde que a modalidade entrou no programa dos Jogos de Tóquio-2020. Em um mar muito mexido por causa do vento em Biarritz, na França, e com a água fria, a ubatubense Suelen Naraísa e a catarinense Jacqueline Silva garantiram vagas na segunda fase. As disputas no masculino começam apenas dia 23.
Primeira brasileira a competir, Suelen usou sua experiência para encontrar o melhor posicionamento e venceu a terceira bateria do dia com e 10,1 pontos, garantindo um lugar na segunda fase. A japonesa Nao Omura ficou com a segunda vaga da bateria com 8,16.
- Fiquei muito feliz pela estreia. O mar estava bem difícil, mexido. Além de buscar um bom posicionamento, precisa contar com a sorte. Achei duas ondas e consegui passar. Agora é pensar na próxima bateria - disse a brasileira.
Jacqueline, por sua vez, encontrou o mar já menos mexido e avançou em segundo lugar em sua bateria, ficando atrás da japonesa Minami Nonaka. Invertendo as posições dos países em relação à bateria da Suelen, Jaque marcou 11,27 pontos, contra 12,17 de Nonaka.
- A bateria foi um pouco difícil porque a maré mudou muito, mas deu para pegar duas ondas boas e avancei. Isso é o que importa - afirmou Jacque
Diretora técnica da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Andrea Lopes está atenta aos detalhes para ajudar as brasileiras na água:
- Ficamos de olho na bateria seguinte, pois tinha uma francesa local e queríamos ver o comportamento dela nestas condições de mudança de maré - revelou Andrea.
Na parte da manhã, foi realizada a Cerimônia de Abertura da competição, com o tradicional desfile das delegações, que foi assistido pelo Ministro dos Esportes, Leonado Picciani. O ministério apoia a participação da equipe brasileira por meio de convênio e garantiu que estará ao lado da CBSurf na caminhada rumo à Tóquio-2020.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias