O Brasília saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – final da Liga Sul-americana de Clubes – 2015 ao derrotar o argentino San Martin de Corrientes, nesta quinta-feira, por 94 a 92, no tempo extra, em duelo realizado no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), válido pela rodada inicial. O tempo normal terminou empatado: 84 a 84 (39 a 38 no primeiro tempo).
O jogo foi bastante movimentado, como ocorre nas grandes decisões, com muitas alternâncias no comando do marcador. O representante argentino esteve melhor no quarto inicial (13 a 23), mas a equipe brasileira reagiu prontamente no segundo indo ao intervalo com um ponto de vantagem (26 a 15).
Na volta do intervalo, o equilíbrio seguiu como a tônica, com o San Martin levando uma ligeira vantagem no terceiro período (27 a 28) e o quarto final terminando empatado (18 a 18), levando a decisão da partida para a prorrogação. No tempo extra, valeu a força do time brasileiro, que na base da garra conseguiu uma vantagem de dois pontos para vencer (10 a 08).
- Sabíamos a importância de vencer este primeiro jogo em casa e tínhamos a consciência que seria uma partida dura e decidida nos momentos finais, como ocorreu no tempo normal e depois na prorrogação. Mas, o time está de parabéns pela luta e determinação em busca da vitória - comenta o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que esteve em ação por 31min40, registrando estes números: 11 pontos, 05 rebotes, 06 assistências e 01 bloqueio.
Os outros nomes importantes da partida foram Deryk Ramos (28 pontos e 07 assistências) e Arthur Belchor (21 pontos e 03 rebotes), pelo representante brasileiro; Wood (24 pontos e 12 rebotes – double-double) e Lescano (14 pontos e 03 rebotes), em favor da agremiação argentina.
O segundo confronto da série, que pode ser o decisivo, será jogado na quarta-feira (09 de dezembro), ás 21h15, na Argentina. Uma vitória garante o título do Brasília. Em caso de vitória da equipe argentina, o terceiro confronto está marcado para o dia 10 de dezembro (quinta-feira), às 21h15 (de Brasília), também com mando do San Martin.