Encerrando o calendário nacional de vela em 2017, a Copa Brasil de Vela será realizada a partir dessa terça-feira, às 13h (horário de Brasília), em Ilhabela (SP). A competição serve como seletiva para a formação da Equipe Brasileira em 2018 e o velejador Bruno Fontes disputam a competição na classe Laser Standard de olho na vaga para integrar a Seleção na próxima temporada.
- Como todos os anos, a Copa Brasil de Vela é o evento mais importante do país, pois define a equipe brasileira para a temporada seguinte. Principal objetivo é fazer um bom campeonato e tentar ser sempre constante em todos os dias - comenta Bruno Fontes.
Em busca da melhor forma, Bruno Fontes retornou recentemente dos Estados Unidos onde participou de um training camp com velejadores de outros países.
- Foi uma boa oportunidade para pegar ritmo e ver como estão em relação aos caras que competem o ano todo nas etapas de Copa do Mundo e Mundial. Voltei satisfeito com o meu rendimento e espero aplicar tudo que treinei na competição durante a semana - afirma.
A Copa Brasil de Vela será disputada em cinco dias com previsão de duas regatas em cada somando dez no total. Com presença dos principais atletas do Brasil, a Copa Brasil terá disputas nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil e Kite Race (Masc e Fem). A disputa vai até o dia 16 de dezembro.
Jorge Zarif disputa em ritmo de Tóquio-2020
Quarto colocado na classe Finn nos Jogos Rio-2016, Jorge Zarif é um dos velejadores que está em ritmo de campanha para o ciclo olímpico Tóquio-2020 e é um dos nomes de peso da Copa Brasil 2017.
- A minha expectativa é de lutar para ganhar. Junto a isso treinar para temporada do ano que vem, que começa já em janeiro, com a etapa de Miami da Copa do Mundo - diz Zarif.
Natural de São Paulo, o velejador se anima com a possibilidade de competir em Ilhabela, a capital brasileira da vela.
- É um dos principais polos do esporte no país. Um lugar espetacular para velejar e que tem uma prefeitura que apoia muito a vela. Com certeza é sempre bacana demais velejar aqui - conta Jorginho.