Ciclismo: José Gabriel e Karen Olímpio se destacam no segundo dia do Desafio de Gigantes

Competição acontece no Villa Itaipava Resort, em Petrópolis, no Rio de Janeiro<br>

imagem cameraJosé Gabriel comemorou a vitória em Petrópolis (Foto: Alemão Silva/Divulgação)
Avatar
Lance!
Petrópolis (RJ)
Dia 12/03/2023
14:12
Compartilhar

Neste sábado, o Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis, sediou o segundo dia do Desafio dos Gigantes Internacional. O principal evento do torneio de ciclismo foi a corrida de XCC, que terminou com a vitória de José Gabriel, no masculino. Já no feminino, o primeiro lugar ficou com Karen Olímpio.

A prova funcionou no modelo de 20 minutos e mais uma volta de 2 km. O ciclista mineiro, da equipe Oggi, completou em 26m29s87. Depois, apareceram Ulan Galinski e Henrique Avancini, ambos da Caloi Henrique Avancini Racing. Eles completaram em 27m07s56 e 27m30s29.

+ Dia da Mulher: veja as brasileiras que vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris

- Meu primeiro dia foi muito construtivo. Eu vi que dava para fazer bem mais e hoje tentei ser bem mais agressivo e percebi que o Avancini sentiu um pouco também. No final, tive um problema com o pneu, mas não podia parar. Foi sensacional. Era uma vitória que faltava no meu currículo - comentou José Gabriel.

Curiosamente, o segundo e o terceiro colocado foram os mesmos da prova de XCO da última sexta-feira. Na ocasião, o vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, que não correu neste sábado, se poupando para a outra competição de XCO deste domingo, último dia do Desafio.

Já no feminino, a conquista ficou com Karen Olímpio, da Audax Racing. Ela fez 4 voltas em 27m30s18. Já na última sexta-feira, ela foi a vice-campeã.

- Meu ano passado não foi nada fácil, mas dei a volta por cima. Estou batalhando firme para chegar às Olimpíadas. Eu busquei apenas fazer a minha prova, seguir no ritmo que eu gosto. Eu estava muito motivada e agora estou muito feliz - disse.

Depois, apareceram Letícia Cândido e Hercília Najara. Elas são atletas da Houston e da TSW, respectivamente. As ciclistas completaram a prova em 27m5949 e 28m39s39. Na prova de XCO do sábado, a conquista ficou com Raiza Goulão, que também se poupou para o domingo.

MARATONA

O dia começou com a Maratona. Os atletas competiram em percurso reduzido (duas voltas de 13 km) ou completo (três voltas de 13 km). Foram 12 categorias em ambas. O dia contou ainda com uma corrida para crianças.

O PRIMEIRO DIA

O Desafio dos Gigantes Internacional começou na sexta-feira, com a prova de XCO Classe 2. No masculino, a vitória, de forma surpreendente, ficou com o paulista Luiz Henrique Cocuzzi, da equipe Sense Factory. Já a goiana Raiza Goulão confirmou o favoritismo e ganhou no feminino. Na classe 2, competiram atletas Elite e Sub-23. Já as provas da Classe 1 serão no domingo, com ciclistas das demais categorias.

Entre os homens, foram sete voltas, cada uma com aproximadamente 4 km. Já entre as mulheres, o percurso foi o mesmo, mas em seis voltas. A competição valeu pontos para a corrida em busca de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Depois de Cocuzzi, apareceram Ulan Galinski e o favorito Henrique Avancini, que fecharam em 1h18m19s50 e 1h18m29m87. Entre as mulheres, Goulão foi seguida por Karen Olímpio, com
1h25m05s48 e Letícia Cândido, com 1h31m18s74. Confira o texto completo aqui

O DESAFIO

A competição é fruto da parceria entre a organizadora de eventos Avelar Sports e Henrique Avancini e vai distribuir 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris-2024. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

Esta é a terceira edição da competição, que teve suas primeiras edições no Chácara Bike Park Santana dos Montes em 2020 e 2021.

Siga o Lance! no Google News