O Comitê Olímpico do Brasil celebrou o ano de 2022 para o esporte brasieliro. Ao longo desta temporada, os atletas do país alcançaram bons resultados, tanto no alto rendimento, quanto nas categorias de base. A entidade realizou mudanças em sua administração e ressaltou a volta de grandes eventos após a pandemia da Covid-19.
Uma das conquistas que evidenciam a boa temporada foi a campanha histórica nos Jogos Sul-americanos de Assunção, que garantiu 114 vagas para o Pan de Santiago e colocou o Brasil de volta à hegemonia da competição. Foram 319 medalhas no total, sendo 133 de ouro, 100 de prata e 86 de bronze. Além disso, os atletas brasileiros conquistaram 23 medalhas em Mundiais e evoluíram em comparação com Tóquio 2020.
+ Mbappé nos planos do Real Madrid, Palmeiras acerta empréstimo de Jorge… O Dia do Mercado!
- Foi um ano muito positivo para o Comitê Olímpico do Brasil. Atingimos os nossos objetivos com excelentes resultados esportivos, aumentando também o número de medalhas em relação às competições anteriores, o que comprova a melhora em nosso desempenho. É um trabalho feito com muito esforço em parceria com as Confederações e mostra que o ano de 2023 poderá ser ainda mais promissor - destaca o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.
O Brasil terminou os Jogos Sul-americanos Rosário 2022 no topo do quadro de medalhas, com um total de 147 pódios, sendo 64 ouros.
+ Técnicos da Rafa Nadal Academy desembarcam em Janeiro no Brasil
ESTRUTURAÇÃO
Em agosto, o COB realizou o 1° Fórum da Mulher no Esporte, que debateu a participação feminina neste contexto e defendeu a evolução em busca da equidade de gênero. O evento contou com a presença de personalidades do esporte nacional e internacional, assim como também marcou um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB.
Do lado institucional, uma importante em 2022 para o COB foi a renovação da concessão do Parque Aquático Maria Lenk por mais 20 anos. O acordo passou a ser válido até 2048, já que o termo vigente termina em 2028.
PARIS 2024
Em um acordo firmado com a prefeitura de Saint-Ouen no mês de junho, o COB terá a cidade francesa como base de apoio para a delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos de Paris. Serão cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica, em um investimento de R$ 1.250 milhão.
- Este ano pós-pandemia nos trouxe muitos desafios, mas conseguimos superar cada um deles. Sabemos que o ciclo Paris 2024 é mais curto, mas todo o suporte dentro e fora do campo de jogo será dado para que o atleta chegue cada vez mais forte e alcance suas metas, que também são as nossas - concluiu o Presidente do COB.