COI autoriza russos a competirem, mas presença nos Jogos Olímpicos é incerta
Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach fala sobre polêmica com Rússia e Belarus em coletiva de imprensa
- Matéria
- Mais Notícias
O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou atletas russos e bielorrussos a competirem em torneios internacionais e recomendou as federações de diferentes países a "acatarem" a decisão com certas restrições. No entanto, a presença desses esportistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda não é garantida pela organização. A informação é do "Uol".
A orientação de não permitir a participação de atletas da Rússia e de Belarus em competições durou mais de um ano. A guerra dos dois países contra a Ucrânia mobilizou a reação no cenário olímpico esportivo. Agora, portanto, os atletas devem poder competir, mesmo que como neutros.
Relacionadas
+ Expulso do BBB 23, Cara de Sapato volta aos treinos: 'Quero lutar logo'
Os requisitos necessários para atletas russos e bielorrussos foram apresentados nesta terça-feira. De acordo com o COI, nenhum dos esportistas pode ter apoiado os ataques e a invasão à Ucrânia. Além disso, os atletas não podem integrar nenhuma organização militar ou de forças armadas de seus países, tampouco fazer referência, seja com gesto, fala ou cores nas instalações, aos dois países.
A permissão de participação vale apenas para modalidades individuais. As equipes de esportes coletivos de Rússia e Belarus seguem punidas pelo COI. A decisão de participação dos atletas nos Jogos Olímpicos ainda será debatida entre os dirigentes responsáveis.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias