menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com grande público nas finais, NBB testemunha crescimento do basquete no Brasil

No embalo da NBA, modalidade também tem atraído público mais jovem

Sao-Paulo-x-Franca-NBB-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraSão Paulo e Franca disputam o título do NBB na temporada 22/23 (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 08/06/2023
15:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

O arremesso de três pontos do ala David Jackson, do Franca, no lance derradeiro do jogo 3 da final do NBB, no último sábado (3), garantiu que a equipe do interior passasse à frente do São Paulo na série. Com o placar de 2 a 1 favorável, o Franca, que saiu derrotado no primeiro jogo e venceu os dois últimos, pode se sagrar bicampeão caso vença nesta quinta-feira (8). Já o Tricolor busca a vitória para forçar o quinto jogo e seguir na briga pelo título inédito.

continua após a publicidade

A disputa entre o atual campeão Franca e o São Paulo, que está em sua segunda final de NBB em quatro anos de projeto, é marcada pelo bom público nos jogos. No Morumbi, o Tricolor colocou assentos móveis para atingir a capacidade mínima exigida de 4.000 lugares e viu os ingressos esgotarem-se para as duas partidas que recebeu. No Ginásio do Pedrocão, em Franca, o público também foi alto no primeiro jogo da série. Para o quarto duelo, os ingressos esgotaram-se em menos de duas horas após a abertura das vendas.

+ Quem sai da lista: Jokic ou Butler? Confira 16 jogadores sem título da NBA

Em meio à alta adesão dos torcedores neste ano, a liga nacional ainda deve ter a maior edição da história na próxima temporada. Até o momento, 20 equipes já foram inscritas – a atual edição teve 17. Tradicionais na modalidade, as três novas equipes que estarão de volta à disputa do título são Botafogo, Mogi das Cruzes e Vasco da Gama.

continua após a publicidade

Com projeto voltado para o desenvolvimento de novos talentos nas categorias de base, o Cruz-Maltino, que anunciou a retomada do time de basquete, é parceiro do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A associação, que também é parceira oficial da NBB, apoia financeiramente as agremiações que atuam na formação de atletas. Os dois finalistas, por exemplo, jogam com o logo do CBC estampado nos uniformes e figuram entre os melhores colocados no ranking de clubes da entidade, que considera o desempenho nas principais competições do Brasil. Enquanto o Franca é o líder do ranking, o São Paulo ocupa a quarta colocação.

- Para chegar à final de um torneio nacional, que é o ápice da trajetória esportiva, é necessário que seja feito um trabalho a longo prazo, que se inicie com o investimento na preparação de atletas desde as categorias de base. É o caso tanto do Franca como do São Paulo, que agora estão colhendo merecidamente os frutos deste planejamento - avalia o presidente do CBC, Paulo Maciel.

continua após a publicidade

Outro fator que impulsiona o basquete no Brasil é o crescimento do consumo da NBA. Segundo um estudo divulgado em outubro de 2022 pela Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo e em ativações, os fãs da competição internacional triplicaram de 2013 até o período atual. De 20 milhões, o número saltou para cerca de 60. Além disso, o relatório ainda aponta que o Brasil transformou-se no segundo maior mercado do NBA League Pass no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

onde assistir nba warriors lakers
Astros da geração, Stephen Curry e LeBron James impulsionaram a NBA no Brasil (Foto: Ezra Shaw / AFP)

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Ações desenvolvidas para fãs da liga também têm sido recorrentes para consolidar a modalidade em solo brasileiro. É o caso da NBA House, estrutura temática montada no Shopping Eldorado, em São Paulo. Com expectativa de receber 44 mil pessoas nas primeiras semanas de junho, datas das finais da NBA, a organização da atração espera um público 10% maior em comparação com 2022. Outra ação para os fãs realizada na capital paulista é a quadra de basquete inaugurada no parque Vila Lobos, na última sexta-feira (2), pela startup portuguesa Hoopers, em ação em parceria com a a NBA Station – projeto de revitalização de quadras.

- Ativações desse tipo são fundamentais porque colocam os fãs no centro de toda a experiência -, avalia o CEO da Hoopers, André Costa.

As finais das principais ligas de basquete do Brasil e dos Estados Unidos estão sendo disputadas paralelamente. Enquanto, no Brasil, o Franca vence o São Paulo por 2 a 1, nos Estados Unidos, o Denver Nuggets está à frente do Miami Heat pelo mesmo placar. No NBB, o jogo 4 da decisão será realizado nesta quinta-feira, às 17h30, enquanto na NBA será disputado no dia seguinte, às 21h30 (de Brasília).

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias