O Campeonato Mundial das classes 49er e 49er FX terá suas primeiras regatas nesta segunda-feira, na cidade do Porto, em Portugal, e o Brasil estará na água com nomes de peso. Após uma breve parada para se dedicar à preparação para a Regata de Volta ao Mundo, Kahena Kunze retoma parceria com Martine Grael.
Na disputa masculina, Carlos Robles e Marco Grael, vencedores da última Copa Brasil, chegam como titulares da equipe brasileira de vela. O país também terá como representante o maior medalhista olímpico do esporte nacional, Robert Scheidt, que participa da competição pela primeira vez, ao lado de Gabriel Borges. Completando a delegação, Dante Bianchi e Thomas Lowbeer também estarão na raia.
Com tantos nomes de peso, o Brasil atrai expectativa no campeonato. Martine e Kahena, por exemplo, foram campeãs das três competições que disputaram este ano. Porém, neste meio de temporada, deram uma pausa nos treinos em conjunto em função da preparação de Martine para competir como primeira mulher brasileira na Volvo Ocean Race.
- O Mundial vai ser um reencontro de todas as meninas que foram para os Jogos Rio 2016, algumas supertreinadas e outras não tanto, como nós. Além de todas as que estão começando no novo ciclo. Com certeza, é um campeonato que promete regatas duras - afirmou Martine.
As regatas serão disputadas diariamente e têm início previsto para 6h55 (horário de Brasília). A competição, este ano, conta com 139 tripulações inscritas, sendo 55 de 49erFX e 84 de 49er.
O Brasil já tem um título mundial na classe 49erFX, com Martine Grael e Kahena Kunze em 2014, no Mundial de classes olímpicas de Santander (Espanha). Em 2015, as duas conquistaram a medalha de prata.