Comitê Olímpico americano apoia direito de protesto dos atletas

Durante conferência sobre os Jogos de PyeongChang-2018, a entidade se posicionou a favor dos esportistas

imagem cameraJogadores da MLB, NFL e WNBA protestam contra a violência policial contra negros (Foto: Divulgação/Twitter)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 25/09/2017
16:59
Atualizado em 25/09/2017
17:33
Compartilhar

Durante uma conferência de imprensa sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang-2018, o diretor executivo do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Scott Blackmun, afirmou que a entidade apoia as manifestações dos atletas. 

- Nós apoiamos plenamente o direito de nossos atletas e todos os outros de se expressarem. Os próprios Jogos Olímpicos, há uma proibição de todas as formas de manifestações, políticas ou de outra forma. E isso se aplica, independentemente do lado da questão que você está tomando, não importa de onde você é. Mas certamente reconhecemos a importância dos atletas poderem se expressar - disse Blackmun.


O diretor relembrou a saudação dos atletas Tommie Smith e John Carlos nos Jogos do México-1968. Os atletas, que subiram ao pódio vestindo uma luta preta em apoio ao movimento 'Black Power', que lutava contra a segregação racial nos EUA, visitaram a Casa Branca no ano passado juntamente com a delegação que esteve na Rio-2016.

- Esse foi um momento especial não só para o movimento olímpico, mas para a equipe olímpica dos EUA. Nossa posição sobre isso foi bastante clara. Certamente, reconhecemos os direitos dos atletas de se expressarem - recordou. 

Siga o Lance! no Google News