O Comitê Olímpico da Rússia afirmou, nesta segunda-feira, que apesar da proibição, imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), de participar dos Jogos de Inverno de Pyeongchang-2018, a maioria dos atletas pretende participar da competição. Como a Rússia segue punida, os esportistas serão submetidos a uma avaliação do COI e, caso aprovados, competirão como neutros.
De acordo com a presidente da comissão de atletas do Comitê Olímpico Russo, Sofia Velikaya, nenhum atleta afirmou defender um boicote ao evento e que a maioria é favorável a competir.
- No momento atual, todos estão treinando e todos estão esperando participar da Olimpíada - afirmou Velikaya, que completou:
- A escolha de competir na Olimpíada é estritamente individual. Peço à sociedade russa para tratar as decisões dos atletas com compreensão e respeito.
Sofia revelou que os dirigentes esportivos russos prepararão listas com suas equipes preferidas, com o fim de evitar que atletas com chances reais fiquem de fora da competição. Nas próximas semanas, o COI deve enviar convites aos russos para disputarem os Jogos de Inverno.