Conheça Rafael Matos, campeão do Australian Open de duplas mistas de tênis
Tenista brasileiro está na final do Aberto da Austrália com Luisa Stefani
- Matéria
- Mais Notícias
Pela primeira vez na história, o Brasil se sagrou campeão de um Grand Slam com uma dupla de atletas 100% brasileira. Na categoria mista, Rafael Matos e Luisa Stefani disputaram, nesta quinta-feira, a final do Australian Open, o primeiro grande torneio da temporada, e venceram os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/2.
Número 29 do ranking mundial masculino na categoria, Rafael Matos deu o maior passo, até o momento, de sua carreira. Dessa forma, conheça melhor o tenista de 27 anos que, ao lado de Luisa Stefani, se tornou a sensação do Brasil com a conquista do Aberto da Austrália.
Relacionadas
+ Conheça Luisa Stefani, medalhista olímpica e finalista do Australian Open de duplas mistas
Rafael Matos nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde vive até hoje. Em 2014, aos 19 anos de idade, o atleta se notabilizou no cenário juvenil do tênis mundial ao chegar na final de duplas do US Open. Ao lado de João Menezes, o gaúcho foi derrotado na decisão do Grand Slam júnior.
O atleta estreou na chave principal de duplas profissionais no Brasil Open de 2019, com Igor Marcondes mas os dois não se destacaram. Os grandes resultados viriam ao lado de Orlando Luz na edição seguinte, quando derrotaram os campeões de Wimbledon e US Open de duplas na época, os colombianos Juan Sebastián Cabal e Robert Farah. O duelo ocorreu nas oitavas de final da competição.
Em 2021, Rafael Matos conquistou o seu primeiro ATP, disputado em Córdoba, na Argentina. No ano seguinte, ele começou parceria com o espanhol David Vega Hernández, e passou a se destacar no cenário mundial, com recorrentes subidas de degrau no ranking.
Rafael entrou no top 50 do ranking masculino ATP nas duplas em maio de 2022, após chegar nas quartas do Roland Garros. Agora, em 2023, ele ocupa a 29ª colocação na lista dos melhores tenistas da categoria. Porém, os bons resultados no Australian Open devem colocá-lo em um degrau ainda mais alto do esporte.
Com Luisa Stefani, o esportista venceu quatro partidas até chegar à grande decisão do Grand Slam. Os dois venceram duas rodadas de abertura, avançaram nas quartas de final e despacharam os donos da casa Olivia Gadecki e Marc Polmans. Na decisão, foram precisos nas rebatidas para derrotar Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0.
Rafael Matos e Luisa Stefani entraram em um seleto grupo de brasileiros campeões de Grand Slams nas duplas. Thomaz Koch, Marcelo Melo (dois troféus), Bruno Soares (seis troféus) e Maria Esther Bueno (12 troféus) conquistaram a competição, mas sempre ao lado de um estrangeiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias