menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Consultor da Red Bull vê possível ‘saída precoce’ de Verstappen após punição da FIA

Helmut Marko disse que Max Verstappen “tem de ser levado a sério” após piloto receber punição por falar um palavrão em coletiva de imprensa

helmut-marko-consultant-red-bu-aspect-ratio-512-320
Helmut Marko, consultor da Red Bull (Foto: Divulgação/RedBull)

Escrito por

Uma das grandes polêmicas do GP de Singapura da Fórmula 1, realizado no último domingo (22), aconteceu antes mesmo do fim de semana começar. Ainda na quinta-feira (19), Max Verstappen foi punido por falar um palavrão durante entrevista coletiva em Marina Bay e terá de fazer horas de serviço comunitário. Indignado, Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou que o neerlandês pode se aposentar da F1 precocemente caso não seja “levado a sério”.

Marko destacou, em entrevista à revista inglesa Autosport, que, apesar de ter muito sucesso no esporte, é importante que Verstappen “se divirta” e não seja forçado a “não ser mais ele mesmo”. O próprio tricampeão mundial colocou a permanência na F1 em xeque após receber a punição da FIA.

➡️ Hamilton exalta ‘legado’ de Ricciardo na F1: ‘Foi uma honra competir com você’

Para o consultor austríaco, existem “dois pesos e duas medidas” nas investigações por uso de linguagem imprópria na F1. Nos casos dos chefes de equipe Frédéric Vasseur e Toto Wolff, no GP de Las Vegas de 2023, apenas uma advertência foi dada pela FIA, o que faz Marko enxergar a punição a Verstappen como “claramente exagerada”.

— Max tem de ser levado a sério. Max conquistou muito, mas é importante que também se divirta e goste de todo o esporte. Se isso ficar cada vez mais arruinado, então não será mais ele mesmo. Se chegar ao ponto dele dizer: ‘Ok, já deu’, ele estará falando sério. Mas espero que a situação atual não leve a uma saída tão precoce — disse.

➡️ Primeiras imagens de série sobre Ayrton Senna são divulgadas; confira

Max Verstappen no GP do Azerbaijão
Max Verstappen no GP do Azerbaijão (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

Marko também destacou que Verstappen não usou o palavrão para ofender ou atacar alguém, uma vez que se referiu ao RB20 durante o fim de semana do GP do Azerbaijão. 

— São dois pesos e duas medidas. Além disso, não estava falando de uma pessoa, mas sim do carro. Ou seja, um objeto, e à sua maneira. Talvez em uma coletiva de imprensa à tarde não fosse o mais apropriado. Se tudo for julgado tão estritamente, as pessoas poderão começar a expressar-se de forma diferente no futuro, mas isso é claramente exagerado — encerrou.

➡️ RB confirma troca e põe Lawson no lugar de Ricciardo até fim da temporada 2024 da F1

Em pista, Verstappen terminou o GP de Singapura na segunda colocação, atrás apenas de Lando Norris. Com isso, o neerlandês ainda mantém a ponta do Mundial de Pilotos, com 331 pontos, seguido pelo britânico da McLaren, que tem 279 tentos.

Agora em uma pausa de três semanas, a Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter