Copa do Mundo de Rúgbi: entenda as regras do esporte

Conheça o esporte que surgiu há 200 anos na Inglaterra e que está se tornando uma potência mundial

imagem cameraA competição será no dia 8 de setembro com a França como país sede (Foto: ROMAIN PERROCHEAU / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/09/2023
07:00
Atualizado em 09/09/2024
14:37
Compartilhar

Considerado como o terceiro maior evento esportivo de seleções nacionais do planeta, a Copa do Mundo de Rugby (Rugby World Cup) terá início no dia 8 de setembro com a França como país sede. Atrás apenas da Copa do Mundo da FIFA e dos Jogos Olímpicos em termos de impacto econômico, a competição gerou em sua edição de 2019 (disputada no Japão), 4,3 bilhões de libras.

A edição de 2023 promete ser ainda maior, com o rugby competindo com o futebol como o esporte coletivo mais popular na França. Com a crescente procura de como funciona uma partida da modalidade, o Lance! explica as regras de um dos esportes mais antigos do mundo.

+Kelly Slater e pai de Filipe Toledo trocam farpas pelas redes sociais

REGRAS

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputado na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada.

O objetivo do rúgbi é levar a bola até a linha de gol do rival o máximo de vezes possível. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao final de dois tempos de 40 minutos ou de 7 minutos, dependendo da modalidade.

A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiar a bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo (Como ocorre no futebol americano) . Após isso, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos.

Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.

+ Quartas de final da Copa do Mundo de Basquete: chaveamento e onde assistir aos jogos

JOGADAS

A bola só pode ser repassada para jogadores que estiverem na mesma linha do colega de equipe com a posse ou atrás dele. O passe para frente (forward pass) é uma falta e é penalizado. Jogadas adiante são admitidas apenas em caso de chute, mas apenas podem pegar a bola os jogadores que no momento do passe estiverem atrás ou na mesma linha do chutador.

Os adversários podem agarrar aquele que estiver com a posse da bola. Essa jogada chama-se "Placagem" e é considerada falta, caso o jogador atingido não estiver com a bola ou se o ataque for realizado acima da linha do peito do rival.

PENALIDADES

Como em diversos esportes, há penalidades no Rúgbi. Assim no futebol, também há a presença de um cartão amarelo que é mostrado quando acontece uma falta grave e suspende a atuação do jogador, que deve aguardar dez minutos fora da partida. Em caso de reincidência ou falta gravíssima, o cartão vermelho pode ser usado, expulsando o atleta do jogo.

Outro tipo de penalização por faltas graves é por meio do Chute de Penalidade. Nesse caso, a equipe que sofreu a ação poderá optar por um chute a gol do local onde a penalidade foi cometida. Caso acertando, a equipe converte três pontos.

+Ranking Biz: veja as franquias mais valiosas da NFL

Confira o vídeo abaixo sobre as regras da modalidade

Siga o Lance! no Google News