Com mais de um milhão de inscritos em seu canal do Youtube, Leticia Marches produz os mais variados tipos de conteúdo para seu público. Desde vídeos com o namorado até uma tour pela casa que comprou. Mas de onde sai tanta criatividade para a criação dos vídeos? A youtuber revela que a caminhada a ajuda a ter memória e a criar ideias.
“Todos sabem dos benefícios que o esporte traz para o cérebro, mas poucos estão cientes de que uma simples caminhada também pode impulsionar as capacidades do cérebro e, principalmente, nossa criatividade. E não precisa ser uma caminhada esportiva. Passear tranquilamente, de forma relaxada e descontraída, já traz ótimos resultados”, diz Letícia.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, fez testes para avaliar como essa atividade física d6e baixa intensidade e tão natural ao ser humano poderia influenciar o cérebro e o resultado foi muito animador.
Durante o experimento, os cientistas colocaram os participantes expostos a diferentes combinações de atividades, como fazer o teste antes de caminhar, fazer o teste após a caminhada, realizar o teste sem fazer nenhum movimento, caminhar ao ar livre, caminhar em esteira e até mesmo realizar testes de criatividade enquanto caminhavam. A ideia era entender como essa atividade física influencia a capacidade cognitiva, a memória e os pensamentos criativos dos integrantes.
“Assim como a variedade nos testes foi grande, as descobertas também apresentaram diversos benefícios. O estudo levanta a questão de que existe uma diferença importante entre realizar uma atividade de alta intensidade, como a corrida, e a caminhada que é essencial para desenvolver a criatividade: quando estamos andando, o movimento é natural, assim não é necessário que o nosso cérebro faça um grande esforço para conciliar essa atividade com outras”, completa ela.