Penúltima etapa do FKT Rio One Hundred®️ Caminho do Imperador não teve recordes superados. Última rodada será no próximo fim de semana
Recordista César Picinin brinca nas redes com imagem do Homem Aranha pedindo silêncio. Ultramaratonista sofreu assistindo pelo site de acompanhamento da prova
- Matéria
- Mais Notícias
Uma grande expectativa rondava a terceira etapa do FKT Rio One Hundred®️ Caminho do Imperador. A dois dias da largada, que ocorreu neste sábado chuvoso (5/12), Márcio Souza prometeu baixar para menos de 15 horas o recorde do mineiro César Picinin, que marcou 15 horas, 46 minutos e 34 segundos no domingo passado. De casa, atento às atualizações da plataforma que mostra a prova em tempo real, Picinin acompanhou ansiosamente a tentativa de Marcinho. A disputa pelo melhor tempo estava acirrada até que Marcinho, por problemas de saúde, acabou tendo que abandonar a prova no Km 126.
Relacionadas
Dos cinco que largaram em Barra Mansa, três cruzaram, depois de 100 milhas (160,94km), a linha de chegada diante da Catedral de Petrópolis: Carlos Gusmão, em 18 horas e 36 minutos; Thiago Moreira, em 20 horas e 30 minutos; e Cláudia Almeida, em 22 horas e 35 minutos. Alexsandro Alves abandonou a prova no Km 125. O recorde feminino de Adriana Rosa, de 20 horas e 43 minutos, também não foi superado.
Faltando apenas uma rodada para o término do FKT Rio One Hundred®️ Caminho do Imperador, o mineiro de Barbacena falou sobre o sentimento de ter os concorrentes batalhando para superá-lo.
“Será preciso dar tudo certo para quem quer que seja baixar o meu recorde. É totalmente possível, mas não será moleza para ninguém", frisou Picinin. “Acompanhar de casa é mentalmente muito desgastante, pois até queremos melhorar, mas nossa corrida já foi feita e não temos mais essa oportunidade. Correndo é possível, literalmente, correr atrás. De casa temos que aceitar o que já foi feito e ver os demais atletas buscando melhorar detalhes para superar o seu recorde. Quando há uma breve perda de sinal do GPS na plataforma que acompanha a prova, o coração pira!”
Para o dono do melhor tempo, Marcinho assumiu uma pressão exagerada, o que pode ter interferido em sua estratégia:
“Ao bancar um tempo, ele criou uma expectativa muito grande. Foi ousado e poderia dar certo, mas isso também serve de combustível para os demais atletas. O certo é que essa promessa levou muitas pessoas a acompanharem cada passo da prova neste final de semana. Eu, pessoalmente, prefiro buscar fazer e falar depois. Cada um tem seu estilo. O importante é estar motivado e respeitar a todos.”
Conquista solidária
Dono do melhor tempo do final de semana, Gusmão vibrou por ter completado o trajeto. Embora não tenha sido o suficiente para alçá-lo ao topo da competição, foi o bastante para garantir seu nobre objetivo: arrecadar brinquedos para crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vila Velha (ES).
“Saio feliz ainda por ter utilizado a prova como meu 10º desafio solidário, correndo por brinquedos. Desde 2010, corro para arrecadar brinquedos para a APAE da minha cidade e, este ano, em vez de pedir patrocínio, pedi brinquedos. Cada empresa doou 120 brinquedos. Agradeço a S.A. Ambiental, Ultra Sports, CryoBrasil e Posto Champagnat pelo suporte", disse ele, após a prova.
As entrevistas com os competidores e um resumo do que aconteceu na última etapa do FKT Rio One Hundred®️ Caminho do Imperador podem ser assistidas, nesta segunda-feira (7/12), na One Hundred TV, página da prova no Facebook, a partir das 18h30m.
O FKT Rio One Hundred®️ Caminho do Imperador se encerra no próximo fim de semana. Os cincos atletas que vão tentar superar os tempos de César Picinin e Adriana Rosa são Ligia Almeida, Leonardo Maciel, Isaac Cordeiro, Iazaldir Feitosa e Hugo Gonçalves, vencedor do Douro FKT, em Portugal.
Em disputa estão o prêmio de R$ 700 (o equivalente a one hundred pounds) e a gratuidade nas inscrições na One Hundred®️ World Series Brasil 2021 e na One Hundred®️ World Itália 2021, com direito a despesas da viagem e acesso à área VIP, além de equipamento oficial One Hundred®️.
Sobre a One Hundred®️
Organização sediada em Londres, a One Hundred®️ tem como objetivo mudar o atual paradigma do ultra mountain trail, agregando inovação e tecnologia à construção de uma estrutura padronizada mundialmente. A One Hundred®️ World Series terá as distâncias de 10 (16 km), 25 (40 km), 50 (80 km) e 100 (160 km) milhas, começando por Brasil e Itália em 2021, com expansão para outros países.
Outro foco será a preparação de atletas, com a organização de training camps e edições especiais de corridas, com distâncias mais curtas, em diferentes países, incluindo Brasil. Também serão oferecidos serviços para facilitar o acesso de atletas a treinadores, nutricionistas e equipes de apoio especializadas em mountain trail.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias