Do crossfit ao levantamento de peso: a trajetória de dois destaques da Seleção Brasileira
Popularidade do esporte no Brasil impulsiona modalidade presente nas Olimpíadas
- Matéria
- Mais Notícias
Dois dos principais destaques da Seleção Brasileira de levantamento de peso começaram no crossfit, esporte que faz muito sucesso no Brasil atualmente. Essa foi a trajetória de Amanda Schott, medalhista mundial, e Thiago Félix, campeão sul-americano. Os dois disputam vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Relacionadas
+ Seleção pensa em “plano B” para Ancelotti e mais… o Dia do Mercado!
Amanda resolveu trocar o crossfit pelo levantamento de peso após sugestão do seu treinador. A transição foi um sucesso e no Mundial de Tashkent, no fim de 2021, ela se tornou a terceira brasileira a conquistar uma medalha mundial na categoria. Para a atleta, a popularidade do crossfit tem relação direta com o crescimento do país no esporte olímpico.
- Acredito que o levantamento de pesos está crescendo muito por causa do crossfit. Postei um vídeo na internet fazendo os movimentos e meu atual treinador viu esse vídeo e me mandou mensagem perguntando o que achava de competir no levantamento de pesos. Me falou para fazer um teste. Gostei, ganhei a competição. Fui para o Brasileiro, ganhei. Larguei meu estágio, minha faculdade, minha família e tentei arriscar no Rio de Janeiro com a nova modalidade. Até agora está dando certo - disse ao site do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Thiago, que também foi atleta de ginástica artística, competia no crossfit desde a adolescência. Em Assunção, no Paraguai, foi campeão sul-americano na categoria até 63kg. O sucesso imediato veio justamente pela experiência em um esporte muito semelhante.
- Eu não sabia, mas mesmo sem conhecer o levantamento de pesos eu já treinava através do crossfit. É um esporte que para mim é tudo, e hoje dou a vida por ele - afirmou ao COB.
+ COB lança iniciativa para adoção de boas práticas no ambiente desportivo
120 atletas participarão do levantamento de peso em Paris-2024. O esporte é dividido em duas modalidades: arranco e arremesso, englobadas nas categorias até 61kg, 73kg, 89kg, 102kg e+102kg, para os homens, e até 49kg, 59kg, 71kg, 81kg e +81kg, para as mulheres.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias