Dom Shula, treinador recordista de vitórias na NFL, morre aos 90 anos
Lendário técnico comandou o Miami Dolphins por 26 temporadas, e faturou duas vezes o título do Super Bowl. Ele é o único a conquistar uma temporada invicta na história da liga
- Matéria
- Mais Notícias
Lendário treinador do Miami Dolphins na NFL, o americano Dom Shula morreu nesta segunda-feira, aos 90 anos. Ele é o técnico com o maior número de vitórias na história da liga, com 347 triunfos. A causa do óbito não foi informada.
"Don Shula foi o patriarca do Miami Dolphins por 50 anos. Ele trouxe a vitória para a nossa franquia e colocou os Dolphins e a cidade de Miami no cenário esportivo nacional", escreveu o Miami, em suas redes sociais.
Shula é o único a conquistar uma temporada invicta, com a campanha de 17-0 em 1972 que terminou com uma vitória por 14 a 7 dos Dolphins sobre o Washington Redskins, no Super Bowl VII.
No ano seguinte, o time de Miami foi novamente campeão, com um placar de 24 a 7 sobre o Minnesota Vikings.
Ele começou a carreira de treinador com o Baltimore Colts, em 1963, aos 33 anos. Treinou o time até 1969, antes de assumir o Dolphins, em 1970. Ficou em Miami por 26 temporadas, e levou a equipe a conquistar cinco Campeonatos da AFC, além dois Super Bowls. O treinador se aposentou em 1995.
Antes, como jogador, Shula foi defensive back nos anos 1950, com passagens pelo Cleveland Browns, Colts e Redskins.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias