É do Brasil! Ratoo arrasa na pista e se sagra campeão do Breaking do Verão 2023
Evento da nova modalidade olímpica no Rio de Janeiro atrai fãs e atletas de todo o planeta; Kastet, da Rússia, vence na categoria feminina
- Matéria
- Mais Notícias
O mais novo esporte dos Jogos Olímpicos começou com tudo em 2023. No Rio de Janeiro, os fãs de breakdance lotaram o Velódromo, na Barra da Tijuca, para acompanhar a segunda edição do Breaking do Verão, que terminou neste domingo com título do brasileiro Ratoo, no masculino, e da russa Kastet, no feminino.
A estrutura do evento contou com transmissão da TV Globo, atletas de nível internacional e muita comemoração pela conquista do dono da casa, um dos grandes nomes da modalidade no Brasil. O atleta se sagrou campeão diante do holandês Lee de acordo com a decisão dos juízes Bibi, Roxrite e Lilou. Por sua vez, Kastet derrotou a francesa Sarah Bee e ergueu a taça com muitos aplausos do público presente.
Relacionadas
+ Daniel Alves preso na Espanha: veja outros jogadores que já foram detidos
Para o b-boy Ratoo, o primeiro lugar no torneio pode lhe dar confiança em busca de uma vaga nas Olimpíadas 2024. O evento em solo carioca não contou para o ranking qualificatório dos Jogos de Paris, mas trouxe ao Rio alguns dos grandes adversários que o brasileiro deve enfrentar nesta temporada de dança desportiva.
- Importante (Breaking do Verão 2023) não só para mim, mas para o cenário brasileiro em geral ter contato com esses atletas e artistas que estão no topo do mundo, é muito importante para a cena ver e achar o seu lugar. (...) Expectativa muito grande para as Olimpíadas, essa batalha de hoje pode me dar muita confiança - comentou o atleta.
+ Breaking nas Olimpíadas: como os b-boys e b-girls se classificam para Paris 2024
Semifinalista, Maia também ressaltou a potência da modalidade com a entrada nos Jogos Olímpicos. Membro da Seleção Brasileira de breaking, a b-girl também quer ver o esporte mais presente nas atividades dos brasileiros.
- Minha expectativa é que a gente possa melhorar a estrutura do breaking no Brasil, para que a gente tenha apoio e essas pessoas que tem potencial de estar nas Olimpíadas precisem apenas treinar - avaliou a atleta brasileira.
Junto com o troféu, os atletas ganharam um prêmio de R$ 10 mil pelas conquistas nas categorias feminina e masculina. O evento começou na última quinta-feira, com classificatória, eliminatórias e, posteriormente, mata-mata a partir das oitavas de final. Assim como será nos Jogos Olímpicos, a disputa entre os atletas é individual.
CLASSIFICAÇÃO DAS FASES SEMIFINAL E FINAL DO BREAKING DO VERÃO 2023
Masculino:
Semifinais - Ratoo (Brasil) 2 x 1 Amir (Cazaquistão) / Lee (Holanda) 3 x 0 Alvin (Equador)
Final - Ratoo (Brasil) x Lee (Holanda)
Campeão - Ratoo (Brasil)
Feminino:
Semifinais - Kastet (Rússia) 2 x 1 Ami (Japão) / Sarah Bee (França) 3 x 0 Maia (Brasil)
Final - Kastet (Rússia) x Sarah Bee (França)
Campeã - Kastet (Rússia)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias