Edson Bindilatti será o porta-bandeira do Time Brasil na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. O anúncio foi feito na cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira na Vila, nesta segunda-feira, dia 5, pelo chefe de missão do Brasil, Stefano Arnhold, e pegou o atleta de surpresa.
— O atleta é mais um símbolo dos esportes de inverno no Brasil e merece a honraria de desfilar com a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos — disse Stefano Arnhold.
O atleta, de 38 anos, participará de sua quarta edição de Jogos Olímpicos, tendo feito parte da equipe que marcou a primeira participação olímpica brasileira no bobsled, em Salt Lake City 2002, e participou também de Turim 2006 e Sochi 2014.
— Me lembro de tudo o que passei lutando para que o bobsled não morresse no nosso país até chegar a esse momento, quando classificamos pela primeira vez uma equipe no 2-man. Com essa homenagem, fica ainda mais claro que tudo valeu a pena. É um sonho, sempre quis carregar a bandeira do meu país — disse Bindilatti, que não teme nem o frio em que será realizado o desfile de abertura. — Com a emoção de uma cerimônia de abertura, com milhões de pessoas me vendo, tenho certeza de que não vou sentir frio de jeito nenhum — disse o atleta, nascido em Camamu, no sul da Bahia.
As provas do bobsled só serão realizadas mais pra frente em PyeongChang sendo a equipe 2-man nos dias 18 e 19 e as do 4-man nos dias 23 e 24 (no horário de Brasília). Além de Bindilatti, fazem parte da equipe brasileira: Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna. Edson Martins também forma a equipe do 2-man com o porta-bandeira da delegação brasileira.
No dia anterior à Cerimônia de Abertura já acontecem algumas competições válidas pelos Jogos, sem a participação de brasileiros. O primeiro atleta do Time Brasil a estrear em PyeongChang é o esquiador Michel Macedo, no dia 13, na prova de Combinado.
O Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 com uma delegação formada por nove atletas e um reserva no bobsled. A delegação brasileira será formada por Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).