menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Elizabeth Gomes bate recorde das Américas no lançamento de disco

Atleta consegue marca de 14,71m e supera recordista&nbsp;americana Cassie Mitchell, no&nbsp;Open Internacional de Atletismo e Natação. Evento conta com a participação de 400 atletas&nbsp;<br>

Comitê Paralímpico Brasileiro
imagem cameraPrimeiro dia de prova do&nbsp;Open&nbsp;Internacional de Atletismo e Natação foi nesta quinta-feira&nbsp;(Foto: Divulgação / CPB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/04/2018
17:55
Atualizado em 26/04/2018
18:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

A paulista Elizabeth Gomes bateu o recorde das Américas na prova de lançamento de disco, no primeiro dia do Open Internacional de Atletismo e Natação. A atleta conseguiu a marca de 14,71m, na classe F52, ultrapassando a americana Cassie Mitchell, antiga recordista com 13,95m. 

A atleta de 53 anos, natural de Santos, foi diagnosticada com esclerose múltipla quando tinha 27 anos. De lá para cá, ela passou pelo basquete em cadeira de rodas, até escolher o atletismo em 2008, nos Jogos Paralímpicos de Pequim. A atleta teve que passar por algumas adaptações, no final de 2017, após uma lesão no lado esquerdo do corpo, que usa para arremessar. 

- Agora estou me readaptando a tudo, porque não consigo mais pegar os implementos com a mão, ele tem de ser colocado para eu poder lançar. Mas continuo com a mão esquerda, porque a direita também é comprometida - afirmou Beth.

Beth se classificou para o Mundial da modalidade, no Estádio Olímpico de Londres, em 2017, quando ficou em oitavo lugar, com 15,41m, na categoria F55. Às vésperas do Open 2018, Beth passou por nova banca de classificação funcional e, desta vez, os avaliadores constataram a perda de alguns movimentos da atleta. Por isso, Beth disputa agora a classe F52. 

No atletismo, o paraibano Petrúcio Ferreira venceu os 100m da classe T47, para amputados de braço, com o tempo de 10s63. Essa marca foi apenas dez centésimos abaixo do seu próprio recorde mundial, estabelecido em 2017, em Londres. 

Já na natação, quatro recordes brasileiros foram quebrados. Os destaques foram a paulista Ana Karolina Soares e as irmãs gêmeas Beatriz Carneiro e Débora Carneiro, na prova dos 200m livre feminino da classe S14, para deficientes intelectuais. A Ana Karolina estabeleceu 2min20s30 como o melhor tempo nesta prova. 

Quatrocentos atletas, dos quais 226 do atletismo e 174 da natação, participam do evento que se estenderá até sábado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os competidores estão representando 13 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia. As disputas da natação fazem parte da World Series e o atletismo faz parte do Grand Prix, circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional,

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias