Equipes rejeitam mudança de pré-temporada da Fórmula 1 2025
Início da próxima temporada precisará ser alterado, por conta do Ramadã
- Matéria
- Mais Notícias
Embora a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 retorne à Austrália após seis anos, a maioria das equipes rejeitou a proposta de transferir a pré-temporada para o circuito de Barcelona, Espanha. A expectativa, portanto, é que os testes coletivos aconteçam mesmo em Sakhir, no Bahrein, que tem sido palco do início do campeonato desde 2020.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A informação é da revista alemã "Auto Motor und Sport", desta segunda-feira (17). O calendário de 2025 da categoria precisou passar por mudanças por conta do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos que acontecerá durante todo o mês de março. Por conta disso, Bahrein e Arábia Saudita, as primeiras etapas dos anos mais recentes, acontecerão apenas em abril, o que significa que Melbourne receberá novamente a abertura da Fórmula 1.
A proposta, portanto, era que a pré-temporada retornasse para Barcelona, na Espanha, um dos circuitos preferidos dos times por ser bastante completo, com combinações que exigem do "downforce", freios, mas também com trechos em alta velocidade. A logística também seria outro ponto a favor, com menores custos de frete — a publicação fala em uma economia de R$ 4,6 milhões, por esquadra.
Só que o retorno dos testes a Barcelona teve apoio de apenas três equipes do grid: Red Bull, RB e Sauber. O restante ainda prefere o Bahrein. Apesar do clima estável, Melbourne também seria inviável, já que se trata de um circuito de rua e não pode ser aberto duas semanas antes da corrida. Além disso, o traçado pouco representativo e a distância da Austrália para as fábricas na Europa também complicaria o fornecimento de peças de reposição.
A definição da pré-temporada 2025 da Fórmula 1 ainda não está totalmente acertada. De acordo com a "AmuS", a votação final acontecerá na próxima reunião da Comissão de F1, mas a data já foi estabelecida: serão três dias de testes coletivos em fevereiro, entre os dias 26 e 28.
A Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias