Espaço dos Campeões: Pascal Wehrlein escreve ao LANCE! sobre crescimento das corridas virtuais
Piloto da Mahindra na Fórmula E é o convidado desta sexta-feira na coluna semanal online
- Matéria
- Mais Notícias
Na coluna Espaço dos Campeões do LANCE! desta semana, o alemão Pascal Wehrlein, ex-piloto da Sauber na Fórmula 1 e atualmente da Mahindra Racing na Fórmula E, falou sobre a sensação de disputar corridas virtuais nos tempos de isolamento social e como tem tirado lições da experiência para seu futuro. Ele tem mostrado que leva jeito com os simuladores. Confira o relato!
Olá leitores do Lance! Gostaria de falar um pouco sobre a experiência de disputar o Desafio Race at Home, a competição virtual da Fórmula E em apoio a UNICEF no combate ao coronavírus.
No último sábado, venci o Eprix virtual disputado em Mônaco. Definitivamente, foi um ótimo dia para mim. Fiz a pole position, a volta mais rápida, e venci a prova.
Essa é uma boa oportunidade para nos divertir em meio a essa pandemia e ao mesmo tempo nos mantermos em forma. Obviamente, não é tão realista, mas ainda é preciso pilotar o mais rápido possível e pensar em como se pode melhorar e mudar seu estilo de dirigir no futuro. Temos em boa parte a dinâmica de uma prova real, mas é claro que o comportamento e a sensação de pilotar são muito diferentes.
As corridas virtuais estão crescendo cada vez mais, até porque o kart está ficando muito, muito caro. Obviamente, as corridas virtuais são uma boa oportunidade, além de mais baratas. São próximas da realidade em alguns aspectos, mas em alguns está longe. Você não tem força G, não sente o equilíbrio do carro, mas ainda precisa controlar o carro no volante, usar os pedais e tentar ser o mais rápido possível com certos truques que pode desenvolver no simulador.
Relacionadas
Olhando para as primeiras duas corridas disputadas, acredito que o Stoffel (Vandoorne), Max (Guenther) e eu temos uma pequena vantagem em relação aos outros. Mas eles estão se aproximando, como foi possível notar em Mônaco, onde os pilotos estavam separados por alguns décimos.
Com mais experiência, provavelmente todos ficarão muito mais próximos no decorrer das próximas corridas. Além disso, todos os pilotos estão acostumados a utilizar simuladores. Muitos deles possuem um simulador em casa, o que me leva a crer que o fato de os mais jovens andarem na frente não é uma questão relevante. Talvez alguns estejam levando isso mais a sério do que outros.
Estou me preparando em casa para quando as provas reais retornarem, e enquanto isso não acontece, estou nas corridas virtuais. Convido a todos a assistirem a próxima etapa do Desafio Fórmula E Race at Home, neste sábado, às 12h30 no canal Fox Sports 2.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias