O espanhol Pello Bilbao ((Astana Pro Team) venceu, nesta sexta-feira, a sétima etapa do Giro d’Italia, um dos circuitos mais tradicionais do ciclismo profissional. A camisa rosa, do líder geral, permanece com o italiano Valerio Conti (UAE Team Emirates). O francês Tony Gallopin (AG2R La Mondiale), em segundo, e o italiano Davide Formolo (Bora – Hansgrohe), em terceiro, completaram o pódio após a prova de 185km entre Vasto e L’Aquila.
Foi a primeira vitória do ciclista de 29 anos no Giro. Bilbao atacou a um quilômetro e meio da meta, aproveitando uma reação tardia dos outros quatro companheiros de fuga, para completar os 185 quilómetros entre Vasto e L'Aquila em 4h08m27.
- É uma vitória muito importante para mim e só foi possível graças a uma grande equipe, que é a Astana. Agradeço a todos. Felizmente, tive pernas para entrar na fuga e aguentei até o fim - comemorou Pello Bilbao.
A cinco segundos do espanhol cruzaram a linha de chegada o francês Tony Gallopin (BORA-Hansgrohe) e o italiano Davide Formolo (Mitchelton). O também italiano Valerio Conti, terminou no 48º lugar, integrando o pelotão que chegou a 1m07, e manteve a camisa rosa da liderança conquistada na última quinta-feira.
- Continuo com a camisa rosa, após uma etapa dificílima. Sabíamos que haveriam fugas, mas a minha equipe foi forte e determinada. Foi sensacional. Devo esta liderança a esta super-equipe. Espero manter a camisa rosa enquanto tiver pernas - disse Conti.
No sábado, será disputada a oitava etapa do Giro, no percurso que liga Tortoreto Lido a Pesaro, com 239 quilômetros.
Resultados:
Sétima etapa:
1) Pello Bilbao Lopez De Armentia (Astana Pro Team) – 4h06’27”
2) Tony Gallopin (AG2R La Mondiale) a 5″
3
3) Davide Formolo (Bora – Hansgrohe) a 5″
Camisas:
Rosa (Líder geral): Valerio Conti (UAE Team Emirates)
Violeta (Melhor sprinter): Pascal Ackermann (Bora – Hansgrohe)
Azul (Rei da Montanha): Giulio Ciccone (Trek – Segafredo)
Branca (Líder jovem): Giovanni Carboni (Bardiani CSF)
Classificação Geral:
1) Valerio Conti (UAE Team Emirates)
2 ) José Rojas (Movistar Team) a 1’32”
3
3) Giovanni Carboni (Bardiani CSF) a 1’41”