Esquiva Falcão vence argentino no Rio e aguarda luta por cinturão
Jorge Daniel Miranda oferece resistência, mas não impede vitória do medalhista olímpico por decisão unânime em seu primeiro confronto no Brasil desde que se profissionalizou
- Matéria
- Mais Notícias
O Rio de Janeiro sentiu-se Las Vegas por algumas horas na noite deste domingo, em uma festa que teve Esquiva Falcão como maior astro. O medalhista de prata em Londres-2012 venceu o argentino Jorge Daniel Miranda pela categoria dos médios (75,5kg) na luta principal da quinta edição do Boxing For You, no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba (RJ), em evento aberto somente para convidados e que marcou a estreia do pugilista em solo brasileiro desde a profissionalização. Ele segue invicto na carreira, agora com 23 vitórias, 15 delas por nocaute. A noite só não foi melhor porque, desta vez, o capixaba não levou o oponente ao chão.
Após os triunfos de Robson Conceição, ouro na Rio-2016, e de Adriana Araújo, bronze em Londres-2012, Esquiva subiu ao ringue com o filho Juan e levantou o público. Durante a maior parte do duelo, administrou bem as situações, mas ficou longe de empolgar. E Miranda ofereceu muita resistência.
O brasileiro perdeu a paciência em alguns momentos e chegou a ter um ponto descontado no sexto round, após um golpe abaixo da linha da cintura. Foi preciso lidar com muitas provocações do argentino. O nocaute não veio, mas a superioridade do dono da casa era evidente. Ao fim de dez rounds, o Falcão foi declarado vencedor por decisão unânime. Após o duelo, ele admitiu que não apresentou seu melhor, mas celebrou a ocasião especial para a modalidade.
– (A vitória) deveria ter sido nocaute, mas vim preparado para os dez rounds e estou muito feliz por esta noite. Eu fiquei dois dias viajando. Saí de Los Angeles no dia 26 e cheguei no dia 28 no Brasil para lutar hoje (dia 31). O cansaço pesou. Eu nunca mais faço isso (risos). Enfrentei um argentino experiente, sujo e catimbeiro. O foco maior era a vitória. Não teve a cereja do bolo, mas foi uma bela festa. Agora é buscar o cinturão – declarou Esquiva, após a luta.
O resultado era visto como fundamental para o atleta se credenciar à disputa do cinturão em sua categoria, prometida pela Top Rank para este ano. Após a atuação abaixo do esperado, é provável que ele ainda tenha de fazer mais um ou dois combates antes de tentar o título. A decisão caberá à Top Rank, empresa que agenda suas lutas.
Falcão chegou ao evento em alta: em quinto na lista da Associação Mundial de Boxe (WBA, em inglês), posto que deve melhorar após o resultado, na oitava posição no ranking da Federação Internacional de Boxe (IBF) e em décimo lugar pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC). Miranda, de 35 anos, fez a sua 76ª luta (56 triunfos e 18 derrotas, após este evento).
Relacionadas
'Gastei energia com o Flamengo', brinca Esquiva
Flamenguista roxo, Esquiva não deixou de acompanhar a decisão da Taça Rio, em que o Rubro-Negro venceu o Vasco nos pênaltis depois de conseguir um empate nos acréscimos. Horas antes de entrar no ringue, ele assistiu ao jogo no camarote e celebrou muito com o filho o gol que manteve o time vivo.
– No finalzinho, eu já estava desanimado! Pensei "Cheirinho de novo? Não!" O coração bateu muito forte. Acho até que gastei um pouco de energia lá (risos), mas fiquei feliz com o resultado – disse o atleta.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias