Etapa alemã da Copa de escalada define rumos sul-americanos
Ausência de japoneses serve de teste para sul-americanos na quinta etapa da Copa do Mundo de Escalada que será realizada, neste fim de semana, em Munique, na Alemanha
- Matéria
- Mais Notícias
A quinta etapa da Copa do Mundo de Escalada da International Federation of Sport Climbing (IFSC) será realizada, neste fim de semana, na cidade de Munique, na Alemanha. A etapa alemã serve de parâmetro para atletas sul-americanos medirem forças contra atletas norte-americanos. Somente o melhor atleta colocado no campeonato pan-americano se classifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Na quinta etapa somente a disciplina de boulder será disputada. De acordo com a lista de inscritos divulgada pela organização, haverá uma sensível ausência de atletas japoneses. Os quatro melhores atletas femininos e os seis melhores atletas masculinos, não irão competir na Alemanha.
A esperança dos atletas sul-americanos é conquistar uma das vagas disponíveis na Copa do Mundo. Uma etapa sem a equipe japonesa servirá de medida para saber quantos atletas do continente americano estarão classificados para as finais. Mas o rendimento só será, de fato, testado, se algum deles se classificar para as semifinais.
Muykuay Silva, do Chile e César Grosso e Felipe Ho, do Brasil, serão os únicos sul-americanos presentes nesta etapa. Até o momento, nenhum sul-americano conseguiu chegar às semifinais. A atleta que mais chegou perto, mostrando o melhor desempenho da temporada, foi a argentina Valentina Aguado (que não irá participar desta etapa).
O brasileiro Felipe Ho irá estrear na temporada em eventos do IFSC e sua performance está cercada de expectativa por seus resultados em um evento de Boulder, no Chile, em março, quando ficou entre os finalistas. Já Cesar Grosso participou de várias etapas da Copa do Mundo de Escalada de 2019, mas ainda está a bastante afastado do pelotão das semifinais.
A principal expectativa da etapa é de que a eslovena Janja Garnbret consiga a quinta vitória em cinco etapas. A vitória faria com que Janja entrasse para a história do esporte como a melhor performance de todos os tempos. A eslovens já ganhou as últimas seis provas de boulder da Copa do Mundo de Escalada, sendo duas no ano passado e quatro, em 2019.
As favoritas a destronar Janja Garnbret são Jessica Pitz (Áustria) e Fanny Gilbert
(França). No masculino, o franco favorito Tomoa Narasaki (Japão) não estará presente, deixando a expectativa de quem será o grande vencedor da etapa. O austríaco Jakob Schubert (Áustria), Jernej Kruder (Eslovênia) e Anze Peharc (Eslovênia) são os favoritos a estarem no lugar mais alto do pódio.
O melhor escalador esportivo da atualidade, o tcheco Adam Ondra, também irá participar. Após uma participação apagada na penúltima etapa, além de ficar ausente da última por causa de uma gripe, o rendimento de Ondra é cercado de muita expectativa.
Como acontece em todas as etapas, as semifinais e finais de todas as disciplinas serão transmitidas por streaming gratuito no youtube (sem a necessidade de aquisição de pacote premium em TV a cabo). A transmissão é realizada pela própria IFSC.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias