A duas semanas da etapa de 2023 de Ouro Branco, em Minas Gerais, da Internacional Chaoyang Estrada Real de ciclismo, as pistas já estão sendo construídas, com novidades e surpresas em relação ao ano passado. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio. A competição é organizada pela Avelar Sports, referência em mountain bike.
Esta é a segunda etapa etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março, em Itabirito, também em Minas Gerais. Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, no interior do estado, conhecido por ser um paraíso dos amantes do esporte. A expectativa é que o torneio reúna cerca de 2.500 ciclistas.
+ Santos homenageia legado de Pelé com “Sala do Trono” no Memorial das Conquistas; veja imagens
Todas as etapas valem pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o que reúne a nata do mountain bike nacional e sul-americano. As largadas e chegadas do final de semana acontecem na Praça de Eventos de Ouro Branco, sendo XCO e XCC as principais.
- Para a etapa de Ouro Branco, teremos duas provas com ranking mundial: a de short track na sexta, e a de cross country olímpico no sábado. Ambas com circuitos desenvolvidos pelo time de pista da Avelar Sports, coordenado pelo Rodrigo Gatti, trail builder responsável por todas as obras da organização - revelou Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.
A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos e tornando a prova exatamente como deve ser: explosiva, rápida e exigindo força nas pernas.