Ex-piloto de Fórmula 1, Wilson Fittipaldi morre aos 80 anos

Wilsinho era irmão do bicampeão Emerson Fittipaldi

imagem cameraWilson Fittipaldi foi um dos pioneiros do automobilismo no Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 23/02/2024
10:12
Atualizado em 23/02/2024
11:07
Compartilhar

O ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Júnior morreu, nesta sexta-feira (23), aos 80 anos de idade. No Natal do ano passado, ele se engasgou com um pedaço de carne e teve uma parada cardíaca, quando também comemorava o seu aniversário de 80 anos. Wilsinho foi levado ao hospital e reanimado no pronto-socorro. O ex-piloto foi sedado e entubado e estava internado no Hospital Prevent Senior, na Zona Sul de São Paulo, desde então.

Wilsinho era filho do famoso locutor de rádio especializado em corridas automobilísticas, Wilson Fittipaldi. No entanto, a paixão pela modalidade o levou para dentro das pistas. Ele começou a pilotar na década de 1960, na Fórmula Vê, e realizou o sonho de competir na Fórmula 1 nos anos 1970.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Wilson Fittipaldi disputou a categoria em 1972 e 1973 pela equipe inglesa Brabham. Em 1975, ele se juntou ao irmão Emerson para fundar a Copersucar-Fittipaldi, primeiro e único projeto brasileiro a competir na Fórmula 1. O próprio Wilsinho foi o piloto no ano de estreia, mas passou a chefiar a equipe nas temporadas seguintes, quando Emerson assumiu o volante.

Durante a curta passagem pela categoria, a montadora apresentou alguns bons resultados, incluindo um segundo lugar no GP do Brasil de 1978. No entanto, a falta de patrocínios e as dívidas acumuladas no início da década de 1980 culminaram na descontinuidade do projeto.

Como piloto, Wilson disputou 38 GPs. O melhor resultado foi o 5º lugar na Alemanha em 1973. Nas pistas, o grande sucesso da família foi Emerson, campeão mundial em 1972 e 1974.

Em 2008, Emerson e Wilson Fittipaldi conversam no Autódromo de Interlagos (Foto: Tom Dib/lancepress)

➡️ Fórmula 1: Verstappen sobra na manhã do primeiro dia de testes da temporada

Além da história na Fórmula 1, Wilson Fittipaldi teve participações como piloto nas Mil Milhas Brasileiras, na Fórmula Indy e na Stock Car. Nessa última, ainda foi coordenador técnico da Equipe WB Motorsport.

O filho de Wilson, Christian, também foi piloto e competiu na Fórmula 1 durante a década de 1990. A paixão pelo automobilismo ainda foi herdada pelos netos de Emerson e sobrinhos-netos de Wilsinho, Pietro e Enzo Fittipaldi, que estão em atividade atualmente, construindo as suas carreiras.

Siga o Lance! no Google News