A F1 Academy, campeonato feminino fundado pela Fórmula 1 em 2023, anunciou na última terça-feira (15) a pilota Farah Al Yousef para disputar a etapa de Jedá, na Arábia Saudita, seu país natal. A corrida está marcada para este fim de semana (entre os dias 18 e 20 de abril).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Farah entra na vaga rotativa da Hitech, que oferece em cada etapa uma pilota local para correr no 18º carro, operado pela construtora.
Esta será a segunda vez que uma pilota saudita corre em casa na F1 Academy. A primeira foi em 2024, quando Reema Juffali dirigiu pela Prema e terminou a competição com um 11º lugar na primeira corrida e um abandono na segunda.
- É a realização de um sonho. O automobilismo tem sido meu sonho desde que eu me lembro e estar ao lado de algumas das mais talentosas jovens pilotas do mundo no circuito de Jedá é um momento de incrível orgulho - disse a pilota.
Títulos de Farah Al Yousef
A pilota venceu o Campeonato Saudita feminino de kart em 2022 e disputou o Mundial da categoria, no qual terminou em 26º lugar. Em 2025, ela disputou provas do campeonato de Fórmula 4 do Oriente Médio e participou de testes com o carro da F1 Academy no circuito saudita.
O que é a F1 Academy?
Lançada em 2023, a F1 Academy oferece uma chance às pilotas de ganharem experiência e exposição em um nível internacional, competindo em corridas que acompanham os Grandes Prêmios da F1.
O principal objetivo da iniciativa é criar oportunidades para que as mulheres sejam reconhecidas e contratadas pelas construtoras, ajudando a quebrar barreiras e preconceitos no esporte.