F1: com final caótico, Verstappen vence o GP da Holanda e iguala recorde histórico de Vettel

Fernando Alonso termina em 2º e retorna ao pódio depois de sequência ruim na temporada

Escrito por

Correndo dentro de casa, na Holanda, Max Verstappen conquistou mais um GP da Fórmula 1. Na manhã deste domingo (27), o piloto da RBR largou na pole-position e venceu o circuito de Zandvoort, mesmo com uma reta final caótica. A corrida foi iniciada debaixo de forte chuva, que deu uma trégua, mas voltou ainda mais intensa quando a disputa se encaminhava ao fim. Uma batida de Guanyu Zhou acionou a bandeira vermelha, já com 88% da corrida percorrida, e o circuito só foi retomado depois de longa paralisação.

+ Veja a classificação atualizada da Fórmula 1

Fernando Alonso, da Aston Martin, terminou na 2ª colocação. O piloto de 42 anos ocupava a 3ª posição no GP da Holanda, atrás também de Sergio Pérez, antes de a chuva voltar a cair com força. Logo após a tempestade, no entanto, a RBR se enrolou ao efetuar a troca de pneus do mexicano. O companheiro de Verstappen foi ultrapassado pelo espanhol e saiu em 3º na relargada. Alonso volta a subir ao pódio depois de quatro corridas fora do top-3.

+ Chamada Olímpica #01: entrevista com Sophia Medina

Na retomada do circuito, Pérez ainda recebeu uma penalização de cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane. Com isso, o mexicano terminou o GP da Holanda na 4ª posição, atrás também de Pierre Gasly, da Alpine. O francês fez uma corrida de recuperação fenomenal depois de largar em 12º.

Ainda no início da corrida, especificamente na volta 17, Logan Sargeant bateu o carro. A bandeira amarela foi acionada, e o piloto da Williams abandonou o circuito. Charles Leclerc também deixou a disputa no começo. Segundo a Ferrari, o monegasco teve problemas no assoalho do carro.

Veja abaixo imagens das batidas de Zhou e Sargeant.

Max Verstappen emendou a nona vitória seguida na temporada, igualando o recorde de Sebastian Vettel em 2013. O holandês só não venceu duas corridas no ano, ambas lideradas pelo companheiro de equipe Sergio Pérez. A RBR também é detentora da marca de mais vitórias consecutivas na história da F1 - uma em 2022 e 13 em 2023.

Verstappen está cada vez mais próximo do tricampeonato da Fórmula 1 (Foto: Koen van Weel / AFP)

+ Piloto da Nascar se envolve em acidente e capota dez vezes; veja

CLASSIFICAÇÃO DO GP DA HOLANDA

A corrida seguinte da Fórmula 1 acontece já no próximo domingo (3), novamente às 10h (de Brasília). Os pilotos viajam à Itália para disputar o Circuito de Monza. A "Band" transmite na televisão aberta.

Siga o Lance! no Google News