menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

F1 parte para primeira decisão verdadeira em 2024 com GP da Espanha ‘padrão europeu’

Barcelona recebe próxima corrida da temporada na Fórmula 1

000_33GW27R-aspect-ratio-512-320
imagem cameraVerstappen é o atual vencedor do GP da Espanha (Foto: JOSEP LAGO / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Barcelona (ESP)
Dia 21/06/2024
06:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A F1 2024 já superou o primeiro terço de disputa, mas o GP da Espanha chega como uma espécie de recomeço. A prova em Barcelona tem toda cara de abertura de uma nova fase, afinal, por mais que o campeonato já esteja bem desenhado em alguns aspectos, a temporada europeia se inicia, para valer, só neste fim de semana.

continua após a publicidade

Das nove etapas até aqui realizadas, só duas foram em solo europeu: o GP de Mônaco, sempre altamente peculiar, e o GP da Emília-Romanha, completamente deslocado do calendário e ainda realizado sem boa parte das atualizações que os times terão na Espanha. Ainda assim, uma corrida ‘padrão europeu’. E que teve três equipes diferentes no pódio, um ótimo sinal.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Mas muita água já passou por baixo daquela ponte. Novidades foram apresentadas, pacotes atualizados estão sendo preparados para a Espanha. E é aí que vem a importância enorme da próxima corrida: vem uma rodada tripla, cinco corridas em seis semanas, enfim, o próximo terço, praticamente, de campeonato agora é todo num padrão parecido.

continua após a publicidade

Nada no esporte é totalmente definitivo, muito menos 100% fácil de prever, mas a sensação geral para o fim de semana na Catalunha é simples: quem for bem em Barcelona tem grandes chances de comandar a perna europeia. E, quem for mal, dificilmente vai se recuperar.

Em meio ao clima de decisão em pleno mês de junho, a Red Bull vive um fim de semana crucial do ponto de vista técnico. A verdade é que a equipe tem sido, no mínimo, desafiada pela McLaren desde que os ingleses implementaram suas atualizações parrudas, mas o retorno a um circuito totalmente padrão pode resgatar o RB20 para a vida.

continua após a publicidade

➡️ Sainz revela que foi chamado de ‘maluco’ por médicos após apendicite: ‘Poderia ter morrido’

No caso da Red Bull, é bem verdade, não ter o melhor carro não significa terra arrasada. Para o Mundial de Construtores, talvez seja um golpe pesado, especialmente porque Sergio Pérez vive péssima fase. Só que, olhando para a disputa entre os pilotos, Max Verstappen parece capaz de levantar mais uma taça se os austríacos ao menos forem capazes de encarar as principais rivais. E isso deve acontecer, convenhamos.

Para as rivais da Red Bull, é o oposto: há uma necessidade enorme em ser a melhor tecnicamente e, talvez, nem isso baste paa superar um Verstappen que parece viver uma eterna grande fase. Não é mais fase, claro. Assim, a luta da McLaren, que encontrou a ótima atualização semanas atrás, é ser o melhor carro semana após semana, para permitir que Lando Norris possa bater de frente com o neerlandês. Isso não parece tão longe assim.

No caso da Ferrari, a Espanha surge como uma oportunidade de apagar o vexame histórico passado no Canadá. E é também uma necessidade, aliás. Os italianos foram do céu ao inferno sem escalas depois da vitória em Mônaco e saíram de Montreal sem Q3 e sem ponto algum. Um caos total. Agora, numa pista padrão, precisam dar uma resposta: afinal, a Ferrari verdadeira é a de Mônaco ou a do Canadá? É possível que não seja nenhuma das duas.

➡️ F1 admite intenção de ter mais sprints e rebate: ‘Errado dizer que 24 corridas é demais’

E há ainda uma Mercedes, que incrivelmente andou muito bem na Espanha em 2023. Os prateados contrariaram um pouco a lógica de Barcelona porque, em geral, não tiveram uma temporada assim tão competitiva, mas vai ser interessante voltar para lá depois de um ótimo GP do Canadá. Se a Mercedes quer brigar, pelo menos, com McLaren ou Ferrari, é vital uma boa performance em Barcelona.

O GP da Espanha não vai definir nada, mas tem todas as características necessárias para poder indicar um caminho para o resto da temporada: a briga entre Red Bull, McLaren e Ferrari, a Mercedes tentando chegar e, claro, a batalha sangrenta abaixo da Aston Martin.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias