Em mais uma corrida dominante, Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da Espanha, na manhã deste domingo, no Circuito da Catalunha, em Barcelona. A prova foi marcada por uma largada bem agitada, no entanto, nada que afetasse o atual bicampeão da Fórmula 1. Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, fecharam o pódio.
Verstappen teve um domingo perfeito e marcou um 'Grand Chelem': pole position, liderança em todas as voltas, melhor volta e a vitória. Com o triunfo na Espanha, Max chegou a 40 vitórias na Fórmula 1 e está apenas a um GP de igualar o recorde de vitórias de Ayrton Senna, com 41.
As primeiras voltas do GP da Espanha foram agitadas. Além de Verstappen ter largado bem e ter uma boa disputa com Carlos Sainz pela primeira posição logo na curva 1, o canadense Lance Stroll também surpreendeu e fez um bom inicio, mas logo em seguida Hamilton tomou a sua terceira colocação. Já a McLaren, que fez o seu melhor grid na classificação, teve problemas com Lando Norris após um toque com Hamilton, onde precisou ir para os boxes e caiu para as últimas colocações.
Por volta da metade da prova, Verstappen foi para os boxes e seguiu liderando com tranquilidade, diferentemente de seu companheiro Sergio Perez, que pelas dificuldades na qualificação, ficou um pouco mais para trás do pelotão. A Ferrari, que teve problemas com Charles Leclerc na classificação, não fez uma boa corrida devido ao erro de estratégias de trocas de pneus.
Faltando poucas voltas para o fim, Hamilton e Perez foram para os boxes para colocar pneus macios. Em seguida, Yuki Tsunoda sofreu uma punição de cinco segundos por forçar Guanyu Zhou para fora da pista, no que foram os momentos de mais destaque na reta final da prova.
Por fim, Max Verstappen se manteve dominante e foi o primeiro a receber a bandeirada ao final das 66 voltas. Com o triunfo deste domingo, o quinto em sete corridas na temporada, o piloto holandês disparou ainda mais na liderança do Mundial de Pilotos, com 170 pontos. Sergio Perez, vice-líder, tem 117.
A Fórmula 1 terá uma semana de descanso e volta apenas no final de semana dos dias 16-18 de junho para o Grande Prêmio do Canadá, em Montreal.