menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Federação Internacional de Vela propõe manutenção das classes para Tóquio-2020

Entidade indica a permanência das dez classes do programa dos Jogos Rio 2016, e ainda estuda possibilidade de incluir mais um evento

Torben Grael é eleito vice-presidente da Federação Internacional de Vela
imagem cameraTorben Grael é o novo vice-presidente da federação (Foto: Laura Carrau/ World Sailing/ Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 13/11/2016
16:35

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Federação Internacional de Vela (World Sailing) anunciou oficialmente neste domingo que propõe a manutenção das dez classes da modalidade que foram disputadas nos Jogos Olímpicos Rio-2016 para o programa de Tóquio-2020. O conselho da entidade ainda vai analisar a possibilidade de requerer a inclusão de um 11° evento. O anúncio foi feito no último dia da Assembleia Geral da entidade, realizada em Barcelona, na Espanha.

As dez classes propostas para Tóquio-2020 são: RS:X masculino, RS:X feminino, 470 masculino, 470 feminino, Laser, Laser Radial, Finn, Nacra 17, 49er e 49er FX. A proposta da World Sailing será formalmente encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), para ratificação. Cabe ao COI oficializar o programa de provas, mas sempre baseado nas orientações das Federações Internacionais.

- A manutenção das dez classes é uma decisão de bom senso e natural. Essa definição é importante para que Federações e atletas possam já se organizar e se preparar para o próximo ciclo olímpico - afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela e representante do Brasil na Assembleia Geral.

As Federações Internacionais têm até o fim de fevereiro de 2017 para enviar para o COI as suas propostas de eventos para o programa olímpico. Um dos objetivos estratégicos do Comitê Olímpico Internacional para Tóquio-2020 é atingir a igualdade de gêneros entre os atletas, com 50% de homens e 50% de mulheres. Nos Jogos Rio-2016, 43% dos atletas da vela eram mulheres. A World Sailing anunciou que endossa a meta do COI de chegar à marca de 50/50.

- Agora, vamos seguir em frente na elaboração do nosso planejamento estratégico visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A começar pela Copa Brasil de Vela, prevista para março, em Porto Alegre, que será o primeiro grande evento nacional de classes olímpicas do próximo ciclo - afirmou Marco Aurélio.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias