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FIA responde Red Bull e Ferrari e garante legalidade de asas de Mercedes e McLaren

Federação respondeu rapidamente aos comentários dos chefes de Red Bull e Ferrari sobre as asas dianteiras de Mercedes e McLaren

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imagem cameraMercedes e McLaren vivem grande fase na temporada (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)
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Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/09/2024
14:12

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A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tratou de afastar a polêmica relacionada às asas dianteiras de Mercedes e McLaren na Fórmula 1. Depois de Red Bull e Ferrari levantarem preocupações sobre a flexibilidade dos itens no W15 e no MCL38, a entidade soltou um comunicado garantindo que todas as asas dianteiras do grid estão em conformidade com as regras e explicou mais sobre as dificuldades de testar o item em diferentes cenários.

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“A FIA examina as asas dianteiras em todos os eventos, com inúmeras checagens (de superfície e flexibilidade) em respeito ao regulamento técnico da F1. Todas as asas dianteiras atuais estão em conformidade com o regulamento de 2024”, diz o comunicado por parte da Federação.

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“Desde o GP da Bélgica, a FIA recebeu dados adicionais durante TL1 e TL2 para acessar a dinâmica de comportamentos por meio de uma câmera obrigatória que captura áreas da asa dianteira que não são visíveis por meio das câmeras da FOM“, destacou.

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“Esse exercício vai continuar pelo menos até Singapura, para garantir que todas as equipes usem a câmera obrigatória da FIA em diferentes tipos de pista (de aerodinâmica baixa, média, alta e muito alta). Isso vai garantir uma maior base de dados, o que permite à FIA captar a imagem mais objetiva da situação e quantificar diferenças entre os padrões observados na pista”, afirmou.

A flexibilidade da asa dianteira tem um limite previsto em regulamento, e o item da Mercedes levanta questões sobre o assunto desde que o W15 foi lançado. Christian Horner, chefe da Red Bull, chegou a dizer que era “um assunto da FIA”, enquanto Frédéric Vasseur, responsável por comandar a Ferrari, garantiu que conversaria sobre o assunto com o diretor de monopostos da entidade, Nikolas Tombazis.

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(Foto: Red Bull Content Pool)

“Nenhum componente é totalmente rígido, razão pela qual há testes de carga e flexibilidade nas regras. A asa dianteira tem sido uma área desafiadora ao longo dos anos, porque os padrões aerodinâmicos de diferentes competidores variam. Então, é bem difícil encontrar um vetor de carga para cobrir todas as diferentes construções de asas dianteiras”, pontuou.

A FIA garantiu que pensa em implementar novos testes em caso de suspeitas, mas assegurou que não há nenhuma mudança considerada a curto prazo. Pensando no futuro, entretanto, a entidade disse que vai “avaliar a situação”.

“Outras áreas do carro, incluindo a asa traseira e as extremidades do assoalho, têm aerodinâmicas muito mais consistentes no grid, tornando o teste algo mais universal. A FIA tem direito de introduzir novos testes se houver suspeita de irregularidades. Não há nenhum plano para medidas a curto prazo, mas estamos avaliando a situação pensando no médio e longo prazo”, finalizou a FIA.

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(Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.

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