Com o bicampeonato consecutivo confirmado no sábado (9), Filipe Toledo só fica atrás de Gabriel Medina entre os brasileiros. Filipinho não esconde que igualar os três títulos do compatriota "seria incrível" e projeta uma disputa interessante entre os dois nas próximas temporadas, como afirmou em entrevista coletiva no domingo (10).
– Eu admiro muito o Gabriel e o que ele fez no surfe. Poder se igualar ao Gabriel seria incrível, ainda tem muito trabalho a ser feito, mas um dia a gente vai chegar lá sem dúvida nenhuma. A gente ainda vai disputar muitas baterias por títulos, vai ser muito legal - disse.
+ Filipe Toledo coloca o Brasil no top-3: veja os países com mais títulos mundiais de surfe
Apesar de mirar o tricampeonato, Filipe negou que igualar Gabriel Medinha tenha sido um objetivo traçado durante a carreira. O atual bicampeão diz que está apenas focado no surfe, buscando colher os melhores resultados.
– Essa coisa de igualar o Gabriel nunca foi algo que esteve na minha mente, eu nunca falei: ‘Tenho que ganhar três, tenho que igualar o Gabriel e conseguir esse feito’. Meu negócio é surfar e ser feliz, o que vier é lucro - declarou.
+ Sem citar o irmão, Sophia Medina elege as maiores inspirações no surfe
Gabriel Medina não participou do WSL Finals, a decisão da Liga Mundial de Surfe. O brasileiro terminou a temporada na 6ª colocação e bateu na trave de conseguir a vaga, destinada apenas aos cinco primeiros.
Por enquanto, Filipe Toledo e João Chianca são os brasileiros confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris, mas Gabriel Medina pode se juntar aos dois. Para isso, os três precisarão cooperar. Nos Jogos Mundiais de ISA 2024, o time do Brasil será formado por Toledo, Chianca e Medina. Em caso de vitória do trio, o tricampeão mundial garante presença em Taiti para disputar as Olimpíadas.