Depois de ser "varrido" pelo Denver Nuggets na final de conferência da NBA, LeBron James deixou os fãs assustados ao cogitar a aposentadoria do esporte. Em entrevista após a última partida da série, na última segunda-feira, o astro disse que "precisa pensar em muita coisa" e confirmou que falava sobre a possibilidade de se aposentar já na próxima temporada. No entanto, o jogador ainda possui contrato em vigor com o Los Angeles Lakers.
No ano passado, James acertou uma renovação com a franquia até o fim da temporada 2023-24. O acordo também prevê uma "opção do jogador" para a temporada 24-25, ou seja, o atleta pode escolher se deseja permanecer na equipe por mais um ano com um valor já negociado.
+ Relembre casos de racismo sofridos por Vini Jr e as posições da La Liga
A declaração após a eliminação trouxe uma mudança de tom no discurso de LeBron James. O maior pontuador da história da NBA sempre deixou claro que tinha o sonho de jogar ao lado do filho, Bronny James, e não parecia disposto a largar o esporte antes de realizá-lo. LeBron foi pai de Bronny aos 20 anos, e essa meta só se tornou possível devido à longevidade do atleta, que continua em alto nível aos 38 anos.
Se LeBron quiser dividir quadra com Bronny na elite do esporte norte-americano, precisará atuar por, pelo menos, mais duas temporadas na liga. O jovem acertou com a USC (University os Southern California) para disputar o basquete universitário e só estará elegível para a NBA após disputar uma temporada na divisão.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
A projeção entre os analistas norte-americanos é que Bronny seja um ótimo jogador na NBA, com uma defesa forte e arremessos consistentes de longa distância. No entanto, o garoto não chegará à liga com a mesma expectativa do pai, que já era visto como o futuro do basquete norte-americano quando acertou com o Cleveland Cavaliers, em 2003.
LeBron James não escondeu a frustração por ficar fora da final da NBA, da qual já participou dez vezes, número que o deixa atrás apenas de Bill Russel na história da liga. O astro chegou a ser criticado durante a pós-temporada, mas deu uma resposta na partida derradeira da série contra os Nuggets. Apesar de eliminado, o ala terminou o jogo com 40 pontos, 10 rebotes e 9 assistências, deixando a impressão de que ainda pode atuar em alto nível por algum tempo. Isso, claro, se for o seu desejo.
*Estagiário, sob supervisão de Tadeu Rocha