Nesta quinta, a Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou a suspensão de dois torneios qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio devido à pandemia global do novo coronavírus. Entre eles está a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, que seria realizada em Tóquio, no Japão, entre os dias 21 e 26 de abril, e o Torneio Pré-Olímpico de Nado Artístico, marcado para ser disputado entre 30 de abril e 3 de maio, também na capital japonesa.
Ambos os torneios foram transferidos para junho, porém sem data ou local definidos pela FINA. No comunicado oficial, a federação ressaltou que procura zelar pela saúde de seus atletas, técnicos e árbitros e que seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
- A FIA está fazendo o possível para preservar a saúde de seus atletas, técnicos e árbitros e que está perfeitamente ciente das severas limitações e preocupações com os treinamentos e preparação para os Jogos Olímpicos que estes vêm tendo. - afirmou a federação.
Além disso, outros três eventos de saltos ornamentais também tiveram mudanças em seus calendários. A Etapa de Londres da World Series, que seria realizada entre 27 e 29 de março, foi adiada e ainda não há nova data anunciada. Já o Grand Prix de Singapura, marcado para os dias 29 e 31 de maio, foi cancelado. Por fim, o Grand Prix de Kuala Lumpur, na Malásia, começaria no dia 5 de junho com término no dia 7. No entanto, foi suspenso, ainda sem novas datas anunciadas.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também anunciou alterações em seu calendário diante da pandemia. A entidade determinou a suspensão de competições nacionais e regionais por 21 dias. A seletiva olímpica brasileira de natação, por sua vez, foi adiada para o final do semestre.