Numa manhã ensolarada e com a Lagoa Rodrigo de Freitas lisinha, o Flamengo sagrou-se bicampeão da Regata Remo do Futuro ao vencer a competição, com nove pontos. Em segundo lugar ficou a equipe do Botafogo, com quatro pontos, e em terceiro lugar as equipes do Guanabara e da Escola Naval, com dois pontos cada. O Guanabara recebeu um troféu em homenagem ao aniversário de 118 anos de fundação do clube.
A Regata Remo do Futuro é considera uma das mais importantes do calendário estadual, porque durante as provas os organizadores procuram novos talentos da modalidade entre os participantes com idade mínima de 12 anos. Prova disso é o remador do Botafogo, o mineiro Uncas Tales, que acaba de ser campeão mundial de remo sub-23, no Skif Single Peso Leve, no último domingo, na Bulgária. Sua primeira competição, em 2011, foi uma Regata Remo do Futuro, aos 14 anos, quando perceberam seu talento para a modalidade.
- Comecei no remo só para praticar um esporte. Eu estudava no turno da manhã e ficava ocioso no período da tarde. Aí resolvi fazer remo para me ocupar um pouco e me apaixonei pela modalidade. Daí para frente, eu me dediquei cada vez mais, sempre com metas e o objetivo principal de ser campeão. Quando cheguei em primeiro lugar no mundial fiquei muito emocionado e feliz com a minha conquista – declarou o atleta de 20 anos, que consegue conciliar o esporte com a faculdade de Ciências Contábeis.
Uncas Tales contou que treina cinco horas por dia e que nenhum resultado vem sem perseverança e muita dedicação.
- Agora vou me dedicar mais ainda para vencer o Campeonato Mundial de Senior, em setembro, na Flórida, defender o título ano que vem, ir ao Mundial de Remoergômetro e focar na Olimpíada de 2020, em Tóquio - completou.
O presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), Paulo Carvalho, informou que a entidade completa nesta segunda-feira, 120 anos de fundação, sendo a entidade esportiva mais antiga do país.
- Estamos reparando um evento comemorativo para homenagear o aniversário da FRERJ. Uma data dessa importância não pode passar em branco - declarou.