Atual campeão do NBB, do Super 8 e vaga assegurada no Final Four da Champions League das Américas. Esse é o Franca, clube que domina o basquete brasileiro há quase dois anos. Com a primeira colocação no NBB, a equipe comandada por Helinho busca uma vitória contra o Flamengo na última rodada da classificação geral, nesta segunda-feira, para terminar a fase de forma invicta. Além disso, caso conquiste o triunfo dentro de casa, chega a 44 vitórias consecutivas, obtendo, de forma isolada, o recorde de invencibilidade da história da modalidade no Brasil.
O recorde de 43 vitórias é dividido entre Franca, que alcançou a marca com o triunfo sobre o Cerrado, e o extinto COC Ribeirão Preto. Entre 2002 e 2003, a equipe comandada por Lula Ferreira venceu 39 partidas no Paulista e quatro no Brasileiro, estabelecendo o recorde que perdurou exclusivamente com a equipe por 20 anos. Agora, os francanos precisam vencer o Flamengo para criar uma nova marca.
+ Vôlei: Monique Pavão retorna ao Praia Clube na próxima temporada
O Flamengo é, inclusive, o grande adversário do Franca nos últimos anos. Hegemônico durante parte da década passada no NBB, o Rubro-Negro ocupa a segunda colocação da competição, com apenas três derrotas. Os dois podem se enfrentar, também, em uma eventual final da Champions League: se o Fla vencer o Minas e o Franca derrotar o Quimsa, da Argentina, as duas equipes disputam a decisão no Pedrocão, casa dos paulistas.
Por conta do retrospecto recente perfeito, o Franca é favorito. No entanto, a equipe de Gustavo de Conti pode surpreender. Nos últimos 14 jogos, o Flamengo venceu 13 vezes e perdeu uma vez, por um ponto de diferença.
Válido pela última rodada da fase classificatória do NBB, o jogo ocorre nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília). Antes, o Flamengo disputa a penúltima rodada contra o Rio Claro, neste sábado, às 18h30 (de Brasília).