menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Verstappen leva 5s por infração em VSC e cai para 4º na sprint de São Paulo

Neerlandês recebeu a penalidade por emparelhar com australiano ainda no fim do VSC

AFP__20241102__36LF6TA__v1__HighRes__AutoPrixF1BraSprint-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMax Verstappen é o líder do campeonato mundial (Foto: Miguel Schincariol / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
São Paulo (SP)
Dia 02/11/2024
14:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

Max Verstappen perdeu a terceira posição da corrida sprint do GP de São Paulo. Neste sábado (2), duas horas depois do fim da prova curta, o neerlandês foi sancionado por ter emparelhado com Oscar Piastri ainda no fim do safety-car virtual, acelerando bem mais que o permitido antes da bandeira verde voltar. Assim, Max tomou 5s de punição e caiu para quarto, atrás de Charles Leclerc.

continua após a publicidade

➡️ GP de São Paulo: horário e onde assistir à homenagem de Hamilton a Senna

Além da punição no tempo final, que custou mais 1 pontinho na cada vez mais apertada disputa pelo título da F1 2024, Verstappen ainda levou 1 ponto na carteira pela infração. Agora, o neerlandês tem 7 dos 12 que geram a suspensão de uma corrida.

➡️ GP de São Paulo deve quebrar recorde de público e gerar impacto econômico de R$ 2 bilhões

“Os comissários ouviram o piloto, um representante do time e revisaram o sistema de dados, telemetria e cronometragem. O artigo 56.6 diz que “todos os carros devem estar acima deste tempo quando os painéis de luz da FIA mudam para verde”. O piloto estava 0s63 abaixo do mínimo no fim do período de safety-car virtual. Isso indica uma vantagem esportiva ganha no período. O piloto explicou que, enquanto esperava o fim do safety-car virtual, recebeu a notificação de que estava abaixo do tempo mínimo, tentou corrigir o erro e não conseguiu na hora que os painéis indicaram bandeira verde. É uma violação e a punição básica é aplicada pela vantagem ganha neste momento. O efeito disso coloca o piloto à frente de onde deveria estar no início do safety-car virtual, e não como resultado do carro à frente perder tempo”, escreveu a FIA em comunicado da punição do tricampeão.

continua após a publicidade

A McLaren venceu a corrida com direito à polêmica no fim, justamente pelo safety-car virtual. É que a equipe papaia se programou para inverter as posições entre Oscar Piastri e Lando Norris na última volta, não contando que a prova pudesse ser interrompida.

Só que Nico Hülkenberg quebrou e não conseguiu nem levar o carro aos boxes. Na realidade, a Haas do alemão ficou praticamente no meio do traçado. A direção de prova, no entanto, demorou para acionar o safety-car virtual.

continua após a publicidade

A corrida foi recomeçar com poucos metros para o final. Na ânsia de tentar ultrapassar Piastri e levar a segunda posição, Max acelerou muito e ficou mais de 0s63 abaixo do tempo que a FIA impunha para o safety-car virtual.

AUTO-PRIX-F1-BRA-SPRINT
(Foto: Miguel Schincariol / AFP)

Agora, com a punição, Verstappen vê a vantagem para Norris cair mais um pouco: são 44 pontos separando os dois com quatro corridas pela frente e mais a sprint do GP do Catar. Enquanto isso, no Mundial de Construtores, a Ferrari recuperou 1 pontinho em relação à McLaren: 34 tentos separam as duas equipes.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias