Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta anunciou na quarta-feira (19) que o futsal voltará ao programa dos Jogos da Juventude em 2025. O anúncio foi feito em reunião com o ministro do Esporte, André Fufuca, em Brasília, que sediará a próxima edição do evento. Com isso, os Jogos da Juventude de 2025, de 10 a 25 de setembro, terão 19 modalidades.
- É uma questão de justiça e merecimento por toda história desta modalidade tão popular e vitoriosa e que revela tantos craques para o nosso país. Entendemos que o retorno aos Jogos da Juventude também atende a um anseio de uma comunidade forte e atuante - declarou La Porta.
O futsal entrou nos Jogos da Juventude em 2000, mas saiu do evento em 2023. Agora, a modalidade retorna de forma definitiva ao programa dos Jogos.
Rodrygo, do Real Madrid, comemora volta do futsal
Um dos jogadores de futsal nos Jogos da Juventude que se destacou é o osasquense Rodrygo, atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid. O jogador falou da importância da modalidade no evento para o desenvolvimento dos atletas:
- Os Jogos da Juventude foram muito importantes. Foi o último campeonato escolar que joguei. Você poder ter contato com outras pessoas de outros estados, as melhores escolas de todo o Brasil, todo mundo jogando contra. O futsal foi tudo para mim. Foi onde cresci e dei meus primeiros passos.
O atacante disputou a edição de 2015, no Ceará, quando tinha 14 anos, e foi campeão da edição. O jogador representou o estado de São Paulo e o Colégio Santa Cecília, de Santos.
- Nosso time ganhou a fase estadual e depois fomos jogar o brasileiro, no que era chamado de Jogos Escolares da Juventude. Foi um campeonato muito difícil, ganhamos a final nos pênaltis - relembrou Rodrygo.
➡️Rio Open e Governo do RJ divulgam dados de Alcaraz e João Fonseca
Os Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude são organizados anualmente pelo COB e reúnem atletas de 17 anos de todo o país. Em 2024, o evento realizado em João Pessoa (PB) reuniu mais de 4.200 atletas.