Gabriel Medina vira no fim contra Ítalo Ferreira e vence etapa de J-Bay

Atual campeão mundial dá show nos minutos finais, bate Ítalo Ferreira na primeira decisão 100% brasileira da história da etapa sul-africana e obtém conquista inédita no tour<br>

imagem cameraMedina conquistou a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul (Foto: Ed Sloane / WSL via Getty Images)
Avatar
Lance!
Jeffreys Bay (AFS)
Dia 19/07/2019
10:54
Atualizado em 19/07/2019
14:53
Compartilhar

O surfista Gabriel Medina conquistou seu primeiro título na África do Sul, ao vencer o também brasileiro Ítalo Ferreira na final da etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial. Foi a primeira decisão 100% brasileira da história da etapa. Medina deu show nos últimos cinco minutos e anotou 19.50 de um máximo de 20 pontos, contra 16.77 de Ítalo, para ficar com a taça. 

Foi também uma final histórica por envolver, pela primeira vez na história, dois goofies (goofy é quem surfa com o pé direito na frente da prancha, o que teoricamente seria uma desvantagem nas ondas de Jeffreys que quebram para a direita). Assim, Medina é o primeiro goofy a ser campeão em Jeffreys Bay desde 1984, quando o australiano Mark “Occy” Occhilupo venceu a etapa, justamente na primeira edição do torneio. 


Com o resultado, Medina subiu da oitava para a sétima colocação no ranking mundial. Ítalo Ferreira, apesar da segunda posição em J-Bay, subiu da sexta à quarta posição do ranking. O líder é o americano Kolohe Andino, que foi eliminado na semifinal, seguido pelo também brasileiro Filipe Toledo. 

- É muito difícil ganhar esse campeonato. Eu não estava esperando essa vitória. Tudo isso começou depois da vitória sobre Ryan Callinan, em que virei na última onda. Nada é impossível - disse Medina logo após conquistar a etapa. 

A bateria começou equilibrada. Ítalo anotou um 9.10 logo na primeira onda. Medina não ficou atrás e conseguiu um 9.73 para ultrapassar o adversário. Na reta final da bateria, Ferreira pontuou 7.67 e colocou pressão em Medina. Porém, Gabriel mostrou sua costumeira frieza. Faltando poucos minutos para o fim da bateria, Medina pegou ótima onda, com direito a um tubo sensacional,  e anotou 9.77, somando 19.50 e ficando com o título.

Siga o Lance! no Google News