menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

GP da Arábia Saudita: Piastri vence e é líder do campeonato; Bortoleto é 18º

Max Verstappen e Charles Leclerc completaram o top 3

Oscar-Piastri-GP-da-Arabia-Saudita-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraOscar Piastri é o atual líder do campeonato de pilotos (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/04/2025
15:32
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Oscar Piastri venceu o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, no Circuito Corniche de Jeddah, neste domingo (20). Em uma corrida marcada por uma largada agitada, com batidas e punições, o australiano manteve um bom ritmo e garantiu a vitória. Max Verstappen e Charles Leclerc completaram o pódio.

continua após a publicidade

Gabriel Bortoleto teve uma corrida difícil e terminou na 18ª posição. O brasileiro não conseguiu entrar na zona de pontuação em Jeddah.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como foi a corrida no GP da Arábia Saudita?

Largada-GP-da-Arabia-Saudita
Largada do GP da Arábia Saudita, em Jeddah (Foto: Gabriel BOUYS / AFP)

Largada bem agitada

Oscar Piastri tentou se posicionar por dentro e quase ultrapassou Max Verstappen, mas o holandês conseguiu segurar a liderança. Logo em seguida, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda se tocaram e acabaram batendo no muro. Tsunoda conseguiu seguir na corrida, mas Gasly teve a asa traseira de sua Alpine completamente danificada e ficou fora da prova. Com o acidente, o safety car foi acionado.

Gabriel Bortoleto, Jack Doohan, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda aproveitaram para realizar a troca de pneus. Tsunoda, que ainda estava na corrida, acabou tendo que se recolher para os boxes.

continua após a publicidade

Enquanto isso, Piastri reclamou pelo rádio, alegando que Verstappen deveria devolver a posição. O australiano disputou a liderança, mas o holandês cortou a chicane e manteve a ponta.

Verstappen recebe cinco segundos de punição

Os comissários da FIA analisaram o incidente entre Piastri e Verstappen, resultando em uma punição de cinco segundos para o piloto da Red Bull. Na relargada, Verstappen controlou o ritmo antes de acelerar, e na bandeira verde, George Russell tentou ultrapassar Piastri, mas o australiano fechou a porta, mantendo sua posição.

continua após a publicidade

Isack Hadjar ultrapassou Fernando Alonso e assumiu a décima posição, entrando na zona de pontuação. Lando Norris fez uma manobra para ultrapassar Carlos Sainz e subiu para a sétima colocação. Na volta 9, Piastri seguia cerca de um segundo atrás de Verstappen. Gabriel Bortoleto ocupava a 18ª posição, 2s8 atrás de Esteban Ocon.

➡️ Verstappen pode recusar maior contrato da história da F1 para tirar férias

Norris x Hamilton pela sexta colocação

Com pneus duros, Norris tentou se aproximar de Hamilton para tomar a sexta colocação, mas não conseguiu alcançar o objetivo. O britânico então partiu para cima do heptacampeão, mas o piloto da Ferrari reagiu e recuperou a sexta posição. Porém, Norris não desistiu e fez a mesma manobra, ultrapassando Hamilton novamente.

O sete vezes campeão mundial não demorou a reagir, abriu a asa na reta principal e retomou a sexta posição. Por fim, Norris mudou a estratégia, abriu a asa na reta principal e ultrapassou Hamilton, assumindo a sexta posição.

George Russell, em terceiro, reclamou dos pneus no rádio: "Meus pneus estão tostados". Norris foi para cima de Antonelli e assumiu a quinta posição. Com as paradas de Alonso e Bearman, Bortoleto subiu para a 16ª posição.

Após sair dos boxes, Piastri ultrapassou Hamilton e subiu para a quarta posição. Verstappen, por fim, parou, cumpriu a punição e colocou pneus duros. Charles Leclerc assumiu a liderança provisória da prova, com Norris em segundo, utilizando pneus duros usados, e Piastri em terceiro. Max ultrapassou Hamilton, e Albon, com uma boa estratégia, fez Bortoleto cair para a 15ª posição.

Bortoleto quase causa um acidente

Bortoleto foi ultrapassado por Lawson e, em seguida, não viu Alonso, quase causando um acidente! O espanhol chegou a tomar a posição, mas o brasileiro recuperou o lugar logo na sequência. Contudo, Alonso não demorou a ultrapassar Bortoleto novamente e assumiu a 16ª posição.

Oliver Bearman, por sua vez, foi para cima de Bortoleto. Com pneus usados no Sauber do brasileiro, Bearman logo fez a manobra e deixou o brasileiro na 18ª colocação.

Punição de Lawson

Leclerc entrou nos boxes e retornou à pista em quinto, atrás de George Russell. Com isso, Lando Norris assumiu a liderança provisória da prova. Andrea Kimi Antonelli fez bela ultrapassagem sobre Isack Hadjar e subiu para a sexta posição. Com as paradas de Jack Doohan e Nico Hülkenberg, Gabriel Bortoleto avançou para o 16º lugar.

Logo depois, Norris fez sua parada e Oscar Piastri herdou a liderança. Bortoleto recebeu bandeira branca e preta — uma advertência — por mudar de trajetória sem frear. Na sequência, Leclerc realizou uma manobra precisa sobre Russell e assumiu a terceira colocação. Liam Lawson foi punido com dez segundos por sair da pista e ganhar vantagem. Mais atrás, Fernando Alonso ultrapassou Lance Stroll e subiu para a 12ª posição.

Piastri na liderança e Norris briga pela terceira colocação

Durante sua parada, Lando Norris cruzou a linha branca ao entrar nos boxes — a direção de prova anotou o incidente, mas nenhuma punição foi aplicada. De volta à pista, o britânico mostrou ritmo forte: colou em George Russell, fez a ultrapassagem e subiu para a quarta colocação. Oscar Piastri mantinha a liderança, com 4s1 de vantagem sobre Max Verstappen, o vice-líder.

Mais atrás, Nico Hülkenberg vinha mais rápido com pneus médios novos, enquanto Gabriel Bortoleto enfrentava dificuldades com compostos duros e já desgastados. A equipe Sauber solicitou a inversão de posições, e o brasileiro acatou a ordem. Com isso, Hülkenberg assumiu o 16º lugar.

➡️ Papo com Helio Castroneves: Bons avanços para a MSR na maratona da ‘praia grande’

Oscar Piastri vence e é líder do campeonato

Bortoleto, que era retardatário, abriu passagem para o líder Oscar Piastri e acabou sendo ultrapassado por Lance Stroll, caindo para a 17ª posição. Lando Norris continuou disputando a terceira colocação, mas não conseguiu entrar no top 3.

Oscar Piastri, com uma atuação sólida, cruzou a linha de chegada na frente e venceu o GP da Arábia Saudita. Max Verstappen foi o segundo colocado, e Charles Leclerc completou o pódio em terceiro. Gabriel Bortoleto finalizou a corrida em 18º.

Resultado

  1. Oscar Piastri
  2. Max Verstappen
  3. Charles Leclerc
  4. Lando Norris
  5. George Russell
  6. Kimi Antonelli
  7. Lewis Hamilton
  8. Carlos Sainz
  9. Alexander Albon
  10. Isack Hadjar
  11. Fernando Alonso
  12. Liam Lawson
  13. Oliver Bearman
  14. Esteban Ocon
  15. Nico Hulkenberg
  16. Lance Stroll
  17. Jack Doohan
  18. Gabriel Bortoleto
  19. Yuki Tsunoda
  20. Pierre Gasly

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias