menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Gustavo Borges e Rogério Sampaio entram para o Hall da Fama do esporte brasileiro

Dupla medalhista olímpica recebeu homenagem em evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil

Rogério Sampaio (ex-judoca) e Gustavo Borges (ex-nadador)
imagem cameraLendas do esporte brasileiro, a dupla recebeu homenagens do COB (Fotos: Tom Dib/LANCE!Press Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 26/07/2022
16:16
Atualizado em 26/07/2022
16:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ex-nadador Gustavo Borges e o ex-judoca Rogério Sampaio foram homenageados em evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Medalhista olímpica, a dupla foi indicada ao "Hall da Fama" do esporte nacional. 

continua após a publicidade

GUSTAVO BORGES

Um dos maiores medalhistas olímpicos da história do esporte brasileiro, Gustavo é ídolo da natação. Ao todo, o nadador subiu no pódio das Olimpíadas quatro vezes, em três edições diferentes. Na de Barcelona (1992), veio a prata nos 100m livre masculino, enquanto o bronze no revezamento 4x100m livre chegou em Sydney (2000).

No entanto, a edição mais vitoriosa para o brasileiro foi em Atlanta (1996), quando duas medalhas vieram. A prata nos 200m livre, o bronze do 100m livre, junto com um quarto lugar no revezamento 4x100m livre consolidaram uma das melhores participações de um brasileiro na história dos Jogos Olímpicos.   

- A data não poderia ser mais especial, dia da minha estreia olímpica. Hoje reviver essa memória é muita emoção - disse. 

ROGÉRIO SAMPAIO

O brasileiro abriu caminho para uma safra de judocas com reflexos até os dias atuais. Após tentar uma vaga nos Jogos de Seul (1988) e perder para seu irmão, Rodrigo, Rogério chegou em Barcelona (1992) com muita confiança. Ele deixou tudo no tatame e levou o ouro na categoria meio leve - 65kg. 

Apesar de estar no topo do mundo, a carreira de Rogério foi amplamente dificultada por lesões. Sem possibilidade de lutar, o brasileiro investiu em uma academia de judô na cidade de Santos, onde formou atletas renomados como Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro. Atualmente, o ex-judoca é diretor geral do COB. 

- Lembro muito de uma grande emoção de quando conquistei a medalha: 'o sentimento de poder estar ao lado dos meus ídolos, pessoas que me inspiraram. Hoje, fazendo parte do hall da fama, me sinto ao lado de atletas que viraram ídolos - concluiu. 

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias