Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/04/2025
10:50
Atualizado há 6 horas
Compartilhar

Hugo Calderano escreveu mais um capítulo histórico neste domingo (20) ao vencer o chinês Lin Shidong, atual número 1 do mundo, na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, na China. O brasileiro fez uma partida sólida e se tornou o primeiro mesa-tenista fora da Ásia ou Europa a conquistar o título da competição.

Com o resultado, Calderano, que ocupava a quinta colocação no ranking mundial, deve subir para o quarto lugar e se aproximar do seleto grupo dos três melhores do mundo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como funciona o ranking do tênis de mesa?

O ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) é baseado na soma dos oito melhores resultados obtidos por cada atleta nas últimas 52 semanas. Os pontos conquistados em cada torneio têm validade de um ano e expiram após esse período.

A atualização do ranking acontece semanalmente, às terças-feiras, e é usada para definir cabeças de chave em torneios oficiais organizados pela ITTF e pelo circuito World Table Tennis (WTT).

Calderano sobe para quarto no ranking

Hugo Calderano comemora ponto (Foto: Reprodução/Instagram)

Com a conquista inédita, Hugo Calderano ultrapassa o chinês Liang Jingkun, assumindo a quarta posição no ranking mundial. Lin Shidong, apesar da derrota, permanece na liderança, seguido por Wang Chuqin.

A vitória histórica consolida Calderano como o maior nome do tênis de mesa das Américas e reforça sua presença entre a elite do esporte mundial.

Veja o ranking do tênis de mesa atualizado

Lin ShidongChina

Wang Chuqin

China

Tomokazu Harimoto

Japão

Hugo Calderano

Brasil

Liang Jingkun

China

Felix Lebrun

França

Truls Möregårdh

Suécia

Patrick Franziska

Alemanha

Lin Gaoyuan

China

10º

Alexis Lebrun

França

Siga o Lance! no Google News