2871e1e8-5c72-4769-8b85-dc073b68c6f6_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-09.56.38-aspect-ratio-1024-1024
Isabella Zuppo
São Paulo
Supervisionado porVitor Guedes
Dia 23/04/2025
10:55
Compartilhar

Na última segunda-feira (21), um incêndio atingiu o Centro Olímpico de Escalada, localizado no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Segundo informações apuradas pelo Lance! os danos causados na estrutura não foram grandes e a competição agendada para maio deve acontecer sem atrasos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Corpo de Bombeiros agiu rápido e os danos ficaram localizados nas paredes que seriam utilizadas para a Copa do Mundo, mas, por serem estruturas de fácil substituição, os reparos serão concluídos junto com as extensões já programadas para receber o evento.

Houve danos em parte dos colchões de amortecimento, porém o material pode ser reposto, sem grandes impactos para a organização. Algumas agarras que ficavam estocadas atrás das paredes também foram atingidas, mas não eram essenciais para a competição. Os materiais que serão de fato utilizadas foram recentemente importadas e não se encontravam ainda nas dependências do centro de treinamento.

Com o apoio da prefeitura de Curitiba e do Comitê Olímpico do Brasil, o espaço deve estar pronto para a organização da Copa do Mundo até o dia 10 de maio. 

Centro de Treinamento de Escalada pegou fogo na última segunda (21) (Foto: Reprodução/ X)

O que é a Copa do Mundo de Escalada?

A etapa do Brasil da Copa do Mundo de Escalada faz parte de uma série de competições organizadas pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e será disputada na modalidade boulder. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar a copa, o restante do calendário será divulgado pela IFSC em setembro.

-Estamos muito entusiasmados em trazer uma Copa do Mundo de Boulder para o Brasil no próximo ano. Esta é a culminação de 10 anos de trabalho intenso na promoção e desenvolvimento da escalada em nosso país. É um marco não só para nós, mas para a América do Sul. Será a primeira Copa do Mundo nesta parte do continente, o que permitirá que alguns países tenham sua primeira experiência no circuito. Queremos mostrar para um público brasileiro mais amplo o quão emocionante e dinâmico é o nosso esporte, e ter os melhores escaladores do mundo em Curitiba em maio próximo certamente nos ajudará a conseguir isso. Daremos o nosso melhor para realizar um grande evento e esperamos nos tornar uma parada regular no circuito nos próximos anos - disse Thiago Campacci, presidente da CBEscalada.

Siga o Lance! no Google News