menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Jogos Escolares da Juventude terá atrações esportivas e educativas

Mais de 5 mil jovens de 2.136 escolas de todo o Brasil competirão em 14 esportes em Natal, Rio Grande do Norte, a partir do dia 12<br>

Jogos Escolares da Juventude
imagem cameraSerá um evento com mais de cinco mil alunos-atletas (Foto: Divulgação/COB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/11/2018
18:17

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 será realizada na segunda-feira, dia 12, mas a capital do Rio Grande do Norte já está quase pronta para receber cerca de 5 mil alunos-atletas participantes. Remodelada, esta será a maior edição do evento desde sua criação, em 2005, com a participação de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos.

- Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo dos Jogos Escolares é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania dos jovens através do esporte, criando oportunidades para que todos conheçam novas cidades, pessoas e culturas. Em Natal, mais uma vez os jovens terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos - disse André Mattos, coordenador dos Jogos Escolares.

Os jovens, de duas faixas-etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), que começam a desembarcar na cidade na segunda-feira, competirão em 14 modalidades. Além disso, também participarão de diversas atividades culturais e educativas que fazem parte do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

continua após a publicidade

No Centro de Convivência do evento, montado no Centro de Convenções de Natal, os jovens contarão com uma programação cultural e educativa especial. Antes e depois das refeições, vão interagir num espaço criado só para eles, onde encontrarão oficina de bolas, com totó e tênis de mesa; exposição de uniformes do Time Brasil e itens olímpicos (medalhas e mascotes); lan house, biblioteca, clínicas esportivas (com basquete 3x3 e curling); estandes da ABDC (Autoridade Brasileira de Controle de Doping), ONU Mulher, Grupo Globo, entre outras atrações.

O Programa Cultural e Educativo, realizado em parceria com a UFRN e Secretaria Estadual de Cultura, terá apresentação de grupos de dança, capoeira, folclore local e hip hop, entre outras atrações. O evento trabalhará também o conceito de ‘mindfulness’ (atenção plena ao que estamos fazendo no momento), com exercícios e dicas práticas para o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens participantes. No Centro de Convivência, serão realizadas oficinas do pensamento, com jogos, enigmas e brincadeiras.

Programação esportiva - A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Mais lidas

News Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias