Jogos Universitários Brasileiros: fase final acontecerá em outubro na Bahia
Evento reunirá cerca de 3 mil atletas de todo o Brasil entre 20 e 27 de outubro, com 14 modalidades em disputa. Serão usados espaços esportivos em Salvador e Lauro de Freitas
- Matéria
- Mais Notícias
Foi realizado na segunda (17), em Salvador, o lançamento da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento contou com a presença de políticos, representantes de universidades públicas e privadas, federações esportivas, profissionais de educação física e atletas universitários.
A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), cerca de 80 mil universitários brasileiros disputam as fases estaduais e regionais e três mil deles se classificam para a fase final. Com tradição de 78 anos de história, os JUBs costumam revelar grandes talentos. O evento volta a ser sediado na Bahia após 51 anos.
Na 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e de Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo). Uma importante inovação é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings centers.
Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: JUBs acadêmico, basquete 3×3, basquete, cheerleading, futsal, handebol, e-Sports – futebol eletrônico e League of Legends, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia.
No lançamento, o secretário estadual Davidson Magalhães (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) destacou a escolha da Bahia na agenda dos grandes eventos esportivos.
- Nós tivemos aqui jogos da Copa do Mundo, da Olimpíada e, agora, da Copa América. O JUBs vêm fortalecer isso - afirmou.
Já o presidente da CBDU, Luciano Cabral, disse que a realização dos JUBs é uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas.
- Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio-16 foram atletas que passaram por edições dos JUBs. Então, estamos falando de atletas diferenciados, formação superior, nível crítico apurado e nível de conhecimento maior - afirmou.
- No judô, tirando a Rafaela Silva (ouro), que veio de uma comunidade do Rio, todos os outros medalhistas passaram pelos esportes universitários - lembrou.
Presente no lançamento, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, observou a importância dos jogos universitários para o incentivo e a participação das mulheres. Aproveitando o momento da Copa do Mundo de futebol feminino, a secretária homenageou a jogadora baiana Formiga, que integra a Seleção Brasileira.
- Temos muito que nos orgulhar da atleta Formiga, uma baiana, negra, que marca com talento sua presença na equipe brasileira.
Além da Formiga, outras duas jogadoras que estão defendendo o Brasil no Mundial da França passaram pelo esporte universitário. A goleira Bárbara e a atacante Debinha chegaram até a disputar a Universíade, que vem a ser os Jogos Olímpicos Universitários, cuja seletiva é o próprio JUBs.
- Nós somos tricampeões mundiais no futebol feminino na Universíade. Esses títulos a gente tem bastante carinho porque o futebol feminino vem tentando se desenvolver no Brasil e o esporte universitário abraçou essa causa faz muito tempo - destacou Cabral.
Este ano a Universíade será realizada em julho na Itália. O Brasil terá uma delegação de cerca de 180 pessoas.
Relacionadas
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias